Reserva Extrativista de Arapixi começa a discutir o Plano de Utilização com comunidades

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 22/07/2008
Equipe da Reserva Extrativista Arapixi, no município de Boca do Acre, no Amazonas, está trabalhando com as comunidades residentes da reserva para construção do Plano de Utilização da Unidade de Conservação. Entre os dias 5 e 10 de julho a equipe esteve na reserva realizando uma série de reuniões com as comunidades, discutindo as regras de uso dos recursos naturais.

A comunidade já havia se reunido anteriormente levantando suas necessidades e as regras que acham ser pertinentes para a UC. A expedição de julho foi realizada para discutir as regras que foram propostas nas reuniões comunitárias.

A idéia foi trazer a responsabilidade pela conservação e manutenção da reserva para os moradores, consensuando com eles as regras que eles mesmos construíram junto com o ICMBio. Com isso foi reforçada a responsabilidade de ambos os lados, comunidades tradicionais e governo, representado pelo ICMBio, quanto à obediência das regras construídas.

Em outubro outra etapa do processo de construção do Plano de Utilização será feita em conjunto com a construção do Conselho Deliberativo da Unidade. A equipe ficará cerca de 20 dias nas comunidades, atualizando o cadastro das famílias, realizando várias reuniões com as comunidades e inserindo-se na realidade local.

O objetivo é construir um processo o mais participativo possível de construção desses dois instrumentos de gestão: o Conselho Deliberativo e o Plano de Utilização, com expectativa de concluí-los até dezembro.

No processo estamos recebendo o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do MMA, e da ONG WWF-Brasil. O Plano de Utilização é um importante instrumento de gestão da Unidade, onde são definidas as regras de uso da UC pela comunidade.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arapixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.