Reserva extrativista do Rio Jutaí promove curso de manejo comunitário de pesca

ICMBio - 15/04/2008
Entre os dias 28 de abril e 3 de maio a reserva extrativista do Rio Jutaí, no Amazonas, promove o Curso de Manejo Comunitário de Pesca, para 30 membros da comunidades do entorno da reserva. O curso, que acontece no município, será ministrado por técnicos do projeto Provárzea e do Centro de Pesquisa e Gestão da Biodiversidade Aquática e dos Recursos Pesqueiros Continentais da Amazônia (Cepam).

O curso apresentará os princípios básicos e ferramentas para se trabalhar a participação comunitária nos processos de utilização e ordenamento do recurso pesqueiro, visando a contribuir para a recuperação e manutenção dos principais estoques explotados, bem como promover o fortalecimento dos comunitários e suas instituições representantes - associações e colônias de pescadores.

O curso é baseado em técnicas de estruturação visualizada de idéias, planejamento participativo, organização comunitária, ecologia amazônica, ecologia pesqueira, manejo e legislação pesqueira, numa primeira iniciativa consistente de trabalho com o entorno.

Atualmente estas comunidades representam uma grande pressão sobre os recursos da unidade, evidenciada tanto nas ações de fiscalização quanto nas denúncias feitas pelas comunidades da reserva. A idéia é tentar apoiar o entorno na sua organização e no gerenciamento das suas áreas de uso, para diminuir as taxas de invasão à UC.

Estarão presentes durante o curso as representações de classe do município (Associação dos Pescadores, Associação dos Produtores de Jutaí), e representantes da Gerência do Ibama em Tefé e do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável no Amazonas (CNPT/AM).
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Jutaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.