Reserva extrativista no Pará vai ganhar telecentros de inclusão digital

Incra - www.incra.gov.br - 16/11/2010
Os moradores da reserva extrativista Ipaú-Anilzinho, localizada no município de Baião (PA) irão ganhar dois telecentros do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros - BR), desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, em parceria com os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

Os espaços serão equipados com microcomputadores conectados à internet e levarão informação e conhecimento a cerca de três mil pessoas residentes nas comunidades Joana Peres e Vila Anilzinho, por meio do acesso gratuito à rede mundial de computadores.

Equipamentos de informática e demais itens necessários à operação dos espaços digitais serão adquiridos e instalados com recursos do Programa Telecentros - BR.

Já a construção dos prédios onde funcionarão os telecentros ficará por conta da Superintendência Regional do Incra em Belém, que irá viabilizar a obra com resíduos dos créditos financeiros investidos pelo órgão fundiário na implantação de infraestrutura naquela reserva extrativista.


Inclusão digital reduz isolamento

Segundo a gestora da Resex Ipaú-Anilzinho e servidora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sheyla Leão, os dois telecentros deverão começar a funcionar ainda este ano.

Para ela, a inauguração dos espaços digitais deverá mudar radicalmente a vida dos moradores da Resex, em sua maioria trabalhadores extrativistas e pescadores artesanais descendentes de quilombolas.

Uma novidade que irá tirar aquelas comunidades do isolamento e conectá-las ao Brasil e ao resto do mundo, via-satélite.

"O jovem da Resex, principalmente, está muito feliz porque vive em comunidades historicamente isoladas, geográfica e socialmente. Agora ele será capaz de mostrar a cultura local e de interagir com outros jovens e comunidades de todo o mundo através das redes sociais", explicou a gestora.

Espaço para formação e capacitação

Além de espaço de inclusão digital, os telecentros funcionarão como centros para a formação e a capacitação profissional dos moradores da reserva.

Bolsas de formação e treinamento continuados serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para incentivar a formação de monitores de informática entre os moradores da reserva extrativista.

Uma parceria entre o conselho gestor dos telecentros - formado por representantes das duas comunidades; pela Associação dos trabalhadores da Resex; pelo ICMBio, e pela prefeitura de Baião - será firmada com o objetivo de utilizar os telecentros como espaços para a promoção da educação formal e para o resgate da cultura local.

A Resex Ipaú-Anilzinho tem pouco mais de 55 mil hectares e foi criada em 2005, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 2006, seus habitantes foram oficialmente reconhecidos pelo Incra como beneficiários das ações e políticas oferecidas pelo programa nacional de reforma agrária.

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15436:reserva-extrativista-no-para-vai-ganhar-telecentros-de-inclusao-digital&catid=1:ultimas&Itemid=278
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipaú-Anilzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.