Reserva extrativista reúne 72 lagos em toda a extensão do Rio Araguaia

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/08/2013
Às margens do Rio Araguaia, está a Reserva Extrativista Lago do Cedro, em Aruanã, no noroeste goiano. Nos 30 quilômetros de extensão e em uma área de 17.337 hectares, estão reunidos 72 lagos de água doce, sendo 64 deles perenes, ou seja, nunca secam. Mais de 324 espécies de aves foram catalogadas no parque ecológico criado em 2006.

"Aqui podemos encontrar andorinha, pica-pau do campo, maria de barro, martin-pescador, entre outras espécies", explicou o biólogo e coordenador de pesquisas da reserva, Kenney Andrade Borges. Os jacarés, de diversas espécies, também são muito procurados pelos turistas, que têm curiosidade de chegar bem próximo aos animais.

O pesquisador ressalta a importância da preservação da área para a presença desses bichos. "Cerca de 84% da área da reserva ainda tem vegetação nativa. Como o curso do Rio Araguaia atinge muitos locais, não foi possível desmatar para aproveitar os terrenos para outros usos. Dessa forma, os animais são beneficiados", afirma.

A fiscalização na reserva é constante. Além de agentes ambientais, o Grupo de Radiopatrula Aérea da Polícia Militar também colabora com a proteção da área. Os flagrantes acontecem com frequência, como nessa situação, em que pescadores foram avistados exatamente no canal por onde os peixes deixam os lagos e seguem para o Araguaia. O grupo foi advertido e orientado.

Os agentes ressaltam que a reserva é muito grande. Assim, não há como fiscalizar completamente. Por isso, para que os lagos continuem proporcionando vida ao Araguaia, turistas e ribeirinhos precisam ter consciência ambiental. Eles afirmam que é responsabilidade de todos fiscalizar.



http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/08/reserva-lago-do-cedro-reune-mais-de-72-lagos-margens-do-araguaia.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cedro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.