Reserva faz campanha para evitar atropelamento de animais silvestres

http://agenciabrasil.ebc.com.br - 26/02/2011
Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados na Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama, no Espírito Santo, querem acabar com os atropelamentos e mortes de animais silvestres no trecho da BR-101 Norte, que corta o local.

Segundo os servidores, são 5 quilômetros (km) de estrada asfaltada bem no meio da Rebio, com grande movimento de carros e caminhões. A média é dois a três animais mortos por dia. Na tentativa de solucionar o problema, eles estão buscando apoio do Ministério Público.

No ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já limitou a velocidade no trecho em 60 quilômetros por hora (km/h) e instalou placas e faixas contínuas nos 5 km da BR. Outra medida foi adotada este mês, com a instalação de tachões no mesmo percurso.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias ações para reduzir o impacto do trânsito de veículos sobre a unidade, como campanhas educativas e fiscalização. No entanto, dizem os servidores da reserva, as medidas têm se mostrado ineficazes.

A equipe gestora da unidade está propondo novas medidas, como a implantação de sonorizadores, redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) e a readequação de passagens subterrâneas existentes para circulação da fauna.

Os servidores também querem a implantação de portais nas entradas da unidade de conservação, placas informativas, intensificação das campanhas, implantação de um programa continuado de monitoramento da fauna atropelada e estruturação de um centro de atividade videoeducativo.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/home/-/journal_content/56/19523/3198935
Estradas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.