Reserva faz campanha para evitar atropelamento e morte de animais silvestres

http://www.icmbio.gov.br - 25/02/2011
Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados na Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama, no Espírito Santo, registraram nos últimos dois anos centenas de animais silvestres atropelados e mortos no trecho da BR 101 Norte que corta a unidade. São cinco quilômetros de estrada asfaltada bem no meio da Rebio, com grande movimento de carros e caminhões. A média é de dois a três animais mortos por dia.

A equipe gestora da Unidade de Conservação busca apoio do Ministério Público para viabilizar a implantação de um pacote de medidas mitigadoras para o problema. Por conta disso, no ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) limitou a velocidade no trecho em 60 km/hora e instalou placas e faixas contínuas nos cinco quilômetros da BR.

Neste mês, concluiu a instalação de tachões no mesmo percurso, na tentativa de reduzir a velocidade, e proibiu a ultrapassagem de veículos para reduzir os riscos para os animais que atravessam a estrada.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas diversas ações no sentido de minimizar os impactos do trânsito de veículos sobre a unidade como campanhas educativas, matérias na imprensa e fiscalização, mas as medidas tem se mostrado ineficazes. O número de animais atropelados, que em 2004 era de dois a três por dia, se mantém no mesmo patamar, conforme monitoramento feito atualmente.

A equipe gestora da unidade propôs novas medidas, como a implantação de sonorizadores em ambas as entradas na unidade, redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) e a readequação de passagens subterrâneas existentes para circulação da fauna. As passagens existentes não cumprem suas funções devido às características técnicas de engenharia e distribuição ao longo da rodovia.

A equipe também quer a implantação de portais em ambas as entradas da Unidade de Conservação, out-doors, placas informativas, intensificação das campanhas, implantação de um programa continuado de monitoramento da fauna atropelada e estruturação de um centro de atividade vídeoeducativo.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/reserva-faz-campanha-para-evitar-atropelamento-e-morte-de-animais-silvestres
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.