Reserva Natural no Cerrado

The Nature Conservancy - 04/05/2007
Objetivo da Fundação e da TNC nesse processo é manter a biodiversidade dessa área de Cerrado e investir em pesquisa e educação, segundo João Campari, diretor da TNC para o Programa de Conservação das Savanas Centrais

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e a The Nature Conservancy (TNC) iniciam implantação de uma Reserva Natural no Cerrado, com 8.700 hectares, em Cavalcante, Estado de Goiás, região próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O trabalho de aquisição da reserva foi concluído neste mês. A escolha do local da reserva durou mais de três anos, explica a coordenadora de áreas naturais protegidas da Fundação O Boticário, Verônica Theulen, porque levou em conta a combinação de uma área ecologicamente adequada e a necessidade de regularização fundiária da terra.

A reserva Serra do Tombador está localizada numa região de conservação que envolve a Chapada dos Veadeiros com o Parque Nacional, a própria Serra do Tombador e áreas próximas. A região foi identificada como uma área de alta biodiversidade e endemismo e é também definida como um polígono prioritário para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente. Justamente porque é uma área prioritária para a conservação que a TNC está construindo um corredor ecológico na região, utilizando para isso a estratégia de reserva legal pioneiramente iniciada pela instituição no Estado do Mato Grosso.

O corredor será desenvolvido com a ajuda do Programa de Regularização e Monitoramento das Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente (ProLegal) do Ibama-GO e contará com ferramentas computacionais de sistemas de informações geográficas (SIG) e também com metodologias inovadoras para envolver proprietários de terra. A iniciativa visa incentivar fazendeiros da região a averbarem reservas legais de forma planejada formando conectividade entre a Serra do Tombador e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Estima-se que na região existam mais 6.000 diferentes espécies de plantas, muitas são usadas tradicionalmente como medicamentos ou para produção de artesanato e como fonte de alimentos. Há também 295 espécies de pássaros, 34 de anfíbios, 45 de mamíferos e 49 de peixes identificadas na região até o presente. A localização da reserva, próxima ao parque, irá contribuir para ampliar a proteção para algumas das espécies que requerem uma grande área para sua sobrevivência.

Esse trabalho está sendo possível graças às doações recebidas pela TNC das famílias norte americanas McPheeters, McGrath, James Fossard; da Monsanto Fund e do projeto Earth’s Birthday.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.