Reserva no Pará bate recorde na produção de borracha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/07/2012
Desde que retomou a produção da borracha em fevereiro deste ano, a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns, no Pará, vem batendo sucessivos recordes: foram 150 kg comercializados em março; 800 kg em abril; 1,5 tonelada em maio; e 9,5 toneladas em junho. A previsão é de 30 toneladas por mês a partir de setembro.

Nesse ritmo vertiginoso de negócios, os produtores e as organizações de base se articulam para ter acesso à Política de Pagamento de Preço Mínimo (PGPM), do governo federal, melhorando assim o valor de mercado do produto. Atualmente o preço é de R$ 3 por quilo, pago à própria comunidade, no interior da Resex, sem custos de transporte.

Toda a logística de escoamento da produção conta com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a reserva e faz a articulação com as usinas compradoras da borracha. O Instituto também é responsável pelo mapeamento da origem do produto como, por exemplo, identificação de produtor, comunidade, lote etc.

Mauricio Santamaria, gestor da Resex Tapajós Arapiuns, está animado. "Ficamos muito felizes com a retomada desta cadeia produtiva, que não gerava renda há vários anos, devido à falta de mercados compradores na região. Sem falar que a seringueira e a produção da borracha foram os principais motivos que impulsionaram a criação da Tapajós Arapiuns".

Nivaldo Martins dos Reis, coordenador de projetos da Resex Tapajós Arapiuns, demonstra satisfação ao ver os extrativistas vendendo sua produção e recebendo pagamento pelo seu trabalho. Para ele, "é mais uma fonte de renda digna para a população carente da região."

Mercado

Por ano, o Brasil consome aproximadamente 342 mil toneladas de borracha e produz apenas 108 mil toneladas. A produção representa 1% do mercado mundial. O País já foi o maior exportador de borracha natural do mundo. Hoje importa 234 mil toneladas por ano, aproximadamente 70% do seu consumo.

Oitenta por cento da produção nacional se concentra no estado de São Paulo, nas áreas de plantio homogêneo. A borracha natural da Amazônia, nativa, tem melhor qualidade em comparação as produções de plantios homogêneos de São Paulo, Panamá, África e Malásia, por ter maior poder de elasticidade (PSI) devido à diferenciação na complexidade da cadeia do carbono. Ela é utilizada especialmente para produtos diferenciados como pneus de competição e retentores de alta pressão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3149-reserva-no-para-bate-recorde-na-producao-de-borracha.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.