Reserva plugada

EPTV - http://eptv.globo.com - 09/08/2010
Na Amazônia, segundo o WWF-Brasil, cerca de 37% da redução do desmatamento se deve à criação de Unidades de Conservação. Mas essas áreas protegidas, na maior parte das vezes, ficam isoladas, largadas à própria sorte, sobretudo em função da dificuldade de comunicação.

Pensando em encurtar essas distâncias, a WWF-Brasil assinou um termo de doação de equipamento de radiocomunicação, alimentado por energia solar (kit que inclui aparelho de rádio, antena e suporte), para a comunidade São Miguel do Cupixi, uma das cinco que contornam a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Iratapurú, no Amapá.

A área é considerada de altíssima prioridade para a conservação da biodiversidade no Estado, pois entre as centenas de espécies registradas, destaca-se a ocorrência de vários animais raros para a ciência ou ameaçados de extinção.

Entre eles estão o sapo venenoso Atelopus spumarius (endêmico da região), os tamanduás-bandeira, as ariranhas e as onças-pintadas. Isso sem falar nas espécies vegetais (formada por castanheiras, enviras, abiuranas, breus e matamatás, e também alguns tipos de mogno).

Segundo Francisco Oliveira, coordenador do Programa Áreas Protegidas da Amazônia do WWF-Brasil, o estabelecimento de meios de comunicação é essencial para a proteção, fiscalização e monitoramento das atividades dentro da unidade de conservação.

"Por ser uma área de difícil contato, o rádio ajuda na comunicação direta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na capital, Macapá, que, por sua vez, aciona o batalhão ambiental, dando maior agilidade à fiscalização", explicou.

Com 806.184 hectares, a RDS do rio Iratapurú foi criada em 1997. Está localizada nos municípios de Laranjal do Jari, Mazagão e Pedra Branca do Amapari. A reserva faz divisa com a Terra Indígena Waiãpi (ao Norte), o curso do rio Jarí (a Leste) e parte da Estação Ecológica do Jarí (ao Sul).

Em tempo: o nome da reserva, Iratapurú, deriva da alcunha de uma ave muito importante e rara, o uirapuru (Cyphorhinus aradus). Nativa da Amazônia, seu nome em tupi-guarani é wirapu`ru. A comunidade que trabalha com a extração de castanha-do-brasil na região costuma ouvir bastante o canto deste pássaro, que à Reserva de Desenvolvimento Sustentável uma versão adaptada de seu nome.


http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,310176,Reserva+plugada.aspx

UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jari
  • UC Rio Iratapuru
  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.