Resex Acaú-Goiana inicia cadastramento de famílias

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/10/2009
A Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana, na divisa entre Paraíba e Pernambuco, inicia no próximo dia 4, em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o cadastramento das famílias beneficiárias da unidade.

O objetivo é traçar o perfil dos usuários da Resex e permitir a inclusão deles na lista de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronar), permitindo que possam ter acesso também a créditos do Incra.

Segundo a chefe da UC, Patrícia Greco, essa é apenas uma das diversas atividades que estão em andamento na unidade. "Após o término desse trabalho, a Resex poderá, em conjunto com a comunidade, definir novas metas para o desenvolvimento sustentável de toda a região", afirmou Greco.

REUNIÃO - Na semana passada, foi realizada, na comunidade de Carne de Vaca, a primeira reunião da chefia da unidade com os moradores usuários da Resex, presidentes das Associações e Colônias de Pescadores das comunidades de Acaú, Tejucupapo, Povoação de São Lourenço, Baldo do Rio Goiana, Ponta de Pedras e Carne de Vaca e pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante o encontro, foi feita a apresentação da chefia da Unidade, esclarecimentos sobre o que é uma Resex, como ela funciona, os instrumentos de gestão, como Plano de Manejo, Conselho Deliberativo, Plano de Utilização, e anunciado o cadastramento dos beneficiários.

Segundo Patrícia Greco, novas reuniões serão feitas com as outras comunidades da Resex. "Essas reuniões são fundamentais para transmitirmos informações sobre a gestão e, ao mesmo tempo, sabermos o que pensa e como agem os usuários desses recursos naturais, como transmitir a esses informações sobre a gestão e administração da Unidade pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade", disse Patrícia.

Os participantes também participaram fazendo questionamentos e manifestando opiniões e solicitações sobre a relação destes com o meio natural, o modo de vida tradicional, o uso de recursos naturais e manifestaram também preocupações ou reclamações sobre empreendimentos que afetam a unidade.

Entre os principais empreendimentos citados e danos associados constaram a criação de camarão, usinas de cana de açúcar e a fábrica de cimentos no entorno da unidade. Segundo os moradores estariam provocando degradação ambiental da área. Foram citadas também invasões que degradam a área do mangue, dunas e da orla.

Com base nessas informações, a Resex solicitou aos órgãos de meio ambiente de Pernambuco e Paraíba informações sobre os empreendimentos citados, como o processo de licenciamento dos mesmos.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.