Resex Acaú-Goiana realiza primeira oficina de discussão da unidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/07/2010
A Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana, localizada entre as divisas do estado de Pernambuco e Paraíba, realizou no início deste mês a primeira oficina de discussão sobre a unidade. A avaliação foi organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Comissão Pastoral dos Pescadores do Nordeste.

O objetivo da oficina foi verificar o nível de entendimento que as comunidades possuíam sobre o processo atual da Resex e como poderia articular melhor a chegada das informações às comunidades envolvidas.

Os participantes fizeram questionamentos, manifestando opiniões e sugestões sobre o funcionamento da Resex, sobre a formação do Conselho Deliberativo, Proteção e Fiscalização, alternativas de renda e como levar as informações aos demais pescadores da unidade.

Segundo a chefe da Resex, Patrícia Greco Campos, a oficina foi um sucesso e, segundo ela, diversas oficinas semelhantes ocorrerão em cada uma das comunidades. "Essas oficinas são fundamentais para entendermos o que pensam e o modo de vida dos beneficiários desses recursos naturais, bem como transmitir a esses informações sobre a gestão e administração da Unidade pelo ICMBio, inserindo-os nesse processo, que deve ser feito de forma participativa com a comunidade, além de aproximar instituições publicas e da sociedade civil ao contexto da Resex", afirmou Greco.

A oficina contou também com a presença de representantes da Coordenação Regional 6 (CR-6) do ICMBio, em Cabedelo/PB, Prefeitura Municipal de Goiana/PE, Sebrae/PB, Prefeitura Municipal de Caaporã/PB, Fundação Joaquim Nabuco, em PE e representantes de todas as comunidades de pescadores da Resex (Baldo do Rio, Povoação de São Lourenco, Tejucupapo, Carne de Vaca, Acau e Caapora).


http://www.icmbio.gov.br/noticias/resex-acau-goiana-realiza-primeira-oficina-de-discussao-da-unidade
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.