Resex Arapixi conclui plano de utilização

Funbio - www.funbio.org.br - 29/01/2009
A equipe gestora da Resex Arapixi (no Amazonas) terminou o ano de 2008 com uma importante missão cumprida: a elaboração do Plano de Utilização. Com apoio do Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA no Acre, do CNPT de Manaus e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boca do Acre/AM, na segunda quinzena de dezembro, uma reunião com os representantes comunitários da Resex fechou o documento final. As atividades de construção do Plano de Utilização tiveram o apoio também do WWF-Brasil e do Programa Arpa.

A reunião na Comunidade São José foi a última etapa do processo de dois anos para construir de maneira participativa as regras para utilização dos recursos naturais da unidade e como se dará a ocupação do espaço. O principal produto extrativista de Arapixi é a castanha, comercializada na região de Boca do Acre e Sena Madureira, mas outros itens também são produzidos pelas famílias, como açúcar mascavo, tabaco, farinha, banana, melancia e feijão. A partir das regras estabelecidas, o ICMBio terá os instrumentos adequados para regular junto com as comunidades e as associações de moradores o uso do solo na Reserva.

"O Plano de Utilização é um instrumento de grande importância para a gestão da reserva e a adesão dos moradores é fundamental para o seu sucesso. Na Resex Arapixi mobilizamos e convidamos todas as pessoas a participarem da discussão, e optamos por conduzir o trabalho no tempo delas, dando espaço, num primeiro momento, para que pudessem discutir sozinhas os principais temas. Percebemos que a presença do IBAMA/ICMBio no início poderia inibir as famílias na expressão de suas opiniões e desejos. O resultado foi muito bom e a partir dessa primeira discussão entre elas é que fizemos uma série de reuniões para pensar juntos as regras", explica Felipe Mendonça, chefe da Resex desde sua criação em 2006.

Concluído o Plano de Utilização, que entrará em vigor tão logo seja analisado pelo ICMBio em Brasília e publicado no Diário Oficial da união, a equipe da Resex Arapixi segue trabalhando para criar o Plano de Manejo da Reserva. O prazo previsto para terminar mais essa missão, segundo Felipe, é o final de 2009.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arapixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.