Resex Arapixi lança diagnóstico sócio-econômico da reserva em linguagem de cordel

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/06/2009
Por meio da cartilha intitulada "Histórias e Lutas de um Povo", a Reserva Extrativista de Arapixi, no Amazonas, foi realizada a publicação da Reserva Extrativista (Resex) Arapixi, no Amazonas. A cartilha traz, na linguagem do cordel, o resultado do diagnóstico sócio-econômico realizado na unidade em outubro de 2008.

O objetivo da cartilha é resgatar a história da população da reserva, com suas raízes hisóricas nordestinas. Contada em versos, ela foi escrita nos moldes da literatura de cordel. Além de ter como objetivo a promoção e apresentação da reserva à sociedade, serve como material didático nas escolas da região onde a reserva se encontra, auxiliando na alfabetização de crianças, jovens e adultos, homens e mulheres, possibilitando que eles conheçam um pouco da sua história por meio da poesia.

A publicação da cartilha faz parte dos trabalhos de formação do Conselho da Resex Arapixi e contou com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e da GTZ-Cooperação Técnica Alemã, com recursos do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha. O documento cumpre ainda a exigência do processo de formação do Conselho Deliberativo e de composição do Plano de Manejo da reserva.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arapixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.