Resex de Canavieiras beneficiará cerca de 11 mil pessoas

www.ambinetebrasil.com.br - 07/06/2006
A Resex - Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras, localizada nos municípios de Canavieiras, Belmonte e Uma (BA), criada nesta segunda-feira (5) pelo presidente Lula, beneficiará aproximadamente 2.300 famílias de extrativistas, num total de cerca de 11.000 pessoas que vivem principalmente da pesca e da mariscagem.

Abrangendo uma área aproximada de 100 mil hectares, dos quais 85 mil são em área marinha, 12 mil de manguezal e três mil de terras continentais da União, a reserva está inserida numa área de extrema importância biológica, sendo fundamental para a conservação do bioma Mata Atlântica e para o fortalecimento do Projeto Corredores Ecológicos.

A reserva promoverá o uso sustentável dos recursos naturais da região e servirá como exemplo de que é possível garantir o sustento da população beneficiada, numa convivência harmoniosa com a natureza, perpetuando as riquezas ambientais que tanto valorizam o município. Para o Superintendente do Ibama/BA a Resex nasceu do consenso das comunidades tradicionais, do apoio técnico de organizações não governamentais e da posição institucional do presidente Lula, da ministra Marina e do presidente do Ibama Marcus Barros.

A reserva é fruto de um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama - por meio da Diretoria Socioambiental, da Superintendência do Ibama na Bahia, da Gerência do Ibama em Eunápolis -, da ONG Pangea e de outras organizações não governamentais, com participação efetiva das comunidades extrativistas beneficiadas, que demandaram a criação dessa unidade de conservação. (Ibama)



Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Canavieiras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.