RESEX de Mapuá realiza campanha de arrecadação de livros para a biblioteca Abayami

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/10/2011
A Reserva Extrativista de Mapuá, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade localizada na Amazônia, contará a partir de 2012, com os projetos educacionais da ONG francesa Enfants d'Amazonie, que já está inclusive mobilizando uma campanha em 7 cidades brasileiras - Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Breves (PA) visando a arrecadação de livros usados e material para a instalação da biblioteca ABAYAMI na Casa Familiar Rural, escola da Resex de Mapuá em Breves, uma das cidades da Ilha do Marajó.

A Resex de Mapuá conta com cerca de 600 famílias que vivem distantes 12 horas de barco até a cidade de Breves. Agora que a comunidade está tendo a oportunidade de contar com uma escola, precisa fortalecer as fontes de pesquisa de crianças e adultos, para apoiar a formação de seus alunos. Outros projetos educacionais da instituição também serão levados à Resex durante os próximos três anos.

A Escola - a Casa Familiar Rural (CFR), é uma escola diferente que oferece uma formação profissional voltada para a realidade dos moradores da floresta, permitindo a "alternância" entre trabalho e aprendizado. A proposta pedagógica se pauta na integração do aprendizado em sala de aula com as atividades produtivas dos ribeirinhos marajoaras. É toda estruturada em alvenaria, com alojamento para alunos e professores com duas salas de aula, copa, banheiros e área de aprendizado de ciências da natureza.

A escola é um desejo antigo da comunidade marajoara, que sempre quis ter oportunidade de estudar sem ter que se mudar pra cidade. A Casa Familiar Rural faz parte de um projeto piloto que visa atender a formação educacional das comunidades ribeirinhas dessa região interiorana da Ilha de Marajó, que historicamente sempre ficaram sem acesso às políticas públicas de educação.

De acordo com o Projeto Pedagógico, cada aluno deve passar 20 dias na escola em regime de internato e 20 dias na comunidade onde reside. O aluno recebe aulas de português, matemática, ciências da natureza, aulas práticas de piscicultura, agricultura e outras atividades e aplica em seu ambiente familiar o aprendizado recebido.

A proposta da ONG francesa é levar a biblioteca Abayami como coadjuvante no combate ao analfabetismo funcional às comunidades, com capacidade acima do seu projeto standart em função da distância e da dificuldade para a troca do acervo.

Quem estiver interessado em doar livros para a campanha, deve entrar em contato com a coordenação geral no Brasil, representada por Neila Zocca (skype: neilaz) ou procurar os postos de coleta listados no site brasileiro da ONG Enfants d'Amazonie, em http://www.criancasdamazonia.org/





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1967-resex-de-mapua-realiza-campanha-de-arrecadacao-de-livros-para-a-biblioteca-abayami
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.