Resex do Alto Tarauacá promove expedição para elaborar Plano de Manejo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/10/2009
Desde segunda-feira (26), servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama, Incra e consultores contratados realizam expedição à Reserva Extrativista (Resex) do Alto Tarauacá, no oeste do Acre, que abrange áreas dos municípios de Tarauacá e Jordão. A expedição, que segue até o dia 14 de novembro, vai coletar dados para a elaboração do Plano de Manejo Participativo da unidade.

A expectativa dos moradores e dos gestores da Resex é grande. A expedição é considerada um passo importante para a construção das ferramentas de gestão que garantem acesso às políticas públicas de melhoria da qualidade de vida das famílias residentes. Entre essas ferramentas, além do Plano de Manejo, está o Conselho Deliberativo, que já tem sua composição definida pela comunidade.

A participação do Incra na expedição vai servir para definir a lista dos moradores que serão contemplados no primeiro lote do projeto Crédito Moradia, do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). A iniciativa é fruto de parceria entre ICMBio/Ibama/Incra e Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Taraucá (Asareat), entidade representativa dos moradores da Reserva

Pelo projeto, 128 famílias serão beneficiadas com casa nova dentro da Resex e outras 120 serão cadastradas para receber moradia ainda este ano. Os recursos já estão alocados. O recadastramento dos moradores também se encerra nesta expedição, quando será fechado o número total de contemplados pelo programa na região.

O deslocamento até a unidade deve durar de quatro a sete dias, dependendo do tipo de embarcação e do nível de água no Rio Tarauacá, principal via de acesso à região. Os encontros comunitários serão em cinco pontos estratégicos ao longo da Resex, nas comunidades dos seringais Tabocal, Alagoas/Jaminawá, Massapê/Xapuri, Maranhão/Duas Nações e Boa Vista/Santa Júlia.

A expedição faz parte das atividades de gestão intensificadas desde outubro de 2006, quando a Reserva Extrativista (Resex) do Alto Tarauacá começou a receber aporte financeiro do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) do Ministério do Meio Ambiente.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Alto Tarauacá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.