RESEX do Baixo Juruá realiza reunião do Conselho Deliberativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/11/2011
Com o objetivo de elaborar o Plano de Ação para o ano de 2012, o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá realizou sua quinta reunião entre os dias 26 e 27 de novembro, na comunidade de Forte das Graças I, município de Juruá (AM). Saúde, educação, energia e atividades produtivas foram as temáticas eleitas como prioritárias pelos conselheiros e puderam ser trabalhadas e detalhadas com prazos e responsavéis pela execução.

Durante o encontro aconteceu a apresentação do Projeto "Jovens como protagonistas do fortalecimento comunitário". Os integrantes que participaram da iniciativa fizeram a leitura da carta escrita por eles pedindo melhorias na situação da saúde e educação das comunidades e atuação do Conselho junto às autoridades federais e estaduais para viabilizar as solicitações.

A equipe gestora ainda aproveitou a oportunidade para realizar capacitação para os presentes. Na dinâmica foi exposto o histórico do movimento social que culminou com a proposta e com a criação das primeiras Reservas Extrativistas; apresentadas as políticas de incentivo à produção rural da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) com potencial de acesso pelos produtores da UC; e também esclarecido o propósito, o histórico recente e as perspectivas do Programa Bolsa Verde na Resex do Baixo Juruá.

Esclarecimentos sobre a composição regimental da diretoria executiva do Conselho, explicações sobre as atribuições e responsabilidades dos cargos existentes, necessidade atual de composição dos cargos da diretoria e também da renovação ou reeleição dos conselheiros foram também discutidos.

Outra pauta debatida na reunião foi a reivindicação de uma liderança comunitária da Resex, Raimundo Lima (Dinda), solicitando agilidade no processo para firmar os Contratos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra com os moradores, tendo em vista a necessidade crescente destes documentos para o acesso a créditos de moradia, produção e outras políticas públicas.

Como resultado, foi elaborada pelos conselheiros uma carta que será encaminhada às autoridades competentes, apresentando e justificando esta demanda comunitária, importante também para a gestão de conflitos fundiários e relacionados ao uso de recursos nesta Unidade de Conservação.

Para a equipe da Resex do Baixo Juruá a avaliação da reunião foi bastante positiva.

Foram ressaltados pontos como a oportunidade de aprendizado, o trabalho com temáticas da realidade dos comunitários e a integração entre as instituições e os comunitários.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2391-resex-do-baixo-jurua-realiza-reuniao-do-conselho-deliberativo
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baixo Juruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.