RESEX do Lago do Cuniã inicia atividades de produção do projeto de manejo de jacarés

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/10/2011
Na última semana teve início as atividades de produção do projeto de manejo de jacarés das espécies Melanosuchus niger (jacaré-açu) e Caiman crocodilus (jacaretinga) na Reserva Extrativista (resex) do Lago do Cuniã, unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no estado de Rondônia. A iniciativa pioneira começou com o licenciamento ambiental do manejo de jacarés na natureza e o credenciamento do primeiro entreposto de beneficiamento de jacarés da Amazônia, registrado junto ao Serviço de Inspeção Sanitária.

Iniciado em março de 2004, o projeto inclui diversas ações de pesquisa e desenvolvimento que visa organizar uma nova cadeia produtiva da sociobiodiversidade Amazônica. Dentre elas, destacam-se o monitoramento das variáveis abióticas e os estudos das populações naturais de jacarés a partir de censos e de técnicas de marcação e recaptura; a capacitação dos comunitários "jacarezeiros" para aplicação das técnicas de manejo, de beneficiamento da produção e em gestão comunitária; o licenciamento da atividade de manejo; a construção e a instalação dos equipamentos do entreposto de beneficiamento de jacarés; além de várias outras atividades nos âmbitos biológico e socioeconômico necessárias ao pleno funcionamento do projeto.

O manejo - safra 2011 - começou com o abate demonstrativo e a vistoria da inspeção sanitária realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (SEMAGRIC), que emitiu o certificado de registro do entreposto da Resex junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Segundo os técnicos da SEMAGRIC, o entreposto utiliza todos os procedimentos facultados e necessários para garantir a total qualidade da carne para o consumo humano.

A cota de produção é de 330 jacarés e a comercialização da produção é caracterizada por embalagens lacradas e rotuladas com a logomarca da Cooperativa de Pescadores, Aquicultores, Agricultores e Extrativistas da Resex do Lago do Cuniã (COOPCUNIÃ). A cooperativa foi criada em abril deste ano com a finalidade de representar comercialmente todos os produtos produzidos na unidade de conservação.

A realização do projeto decorreu da demanda dos comunitários frente às altas densidades de jacarés na unidade de conservação e conta com a participação de equipe multidisciplinar de diversas instituições como, por exemplo, o ICMBio; SEMAGRIC; Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios do ICMBio (RAN/ICMBio); Projetos Especiais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Coordenação de Políticas e Comunidades Tradicionais (CoPCT) e Coordenação de Produção e Uso (CPROD); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Santo Antonio Energia S/A; Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO); EMBRAPA e a Fundação Biodiversitas para Proteção da Biodiversidade (Fbio).




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2034-resex-do-lago-do-cunia-inicia-atividades-de-producao-do-projeto-de-manejo-de-jacares
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.