Resex Mapuá entrega kits para manejo do açaí

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/07/2011
A equipe de analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez na semana passada a entrega de 20 kits para manejo de açaizais na Reserva Extrativista Mapuá, no município de Breves, Ilha do Marajó, Pará.

A entrega dos kits aconteceu na Casa Familiar Rural (CFR), na Comunidade Bom Jesus, local onde desde o início do ano estão sendo realizadas Oficinas de Manejo do Açaí, atendendo ao projeto Medida de Desenvolvimento (MD) do Marajó.

De acordo com a analista ambiental Diana Alencar, "nessas oficinas estão sendo repassadas informações técnicas para potencializar a produção e agregar valor ao cultivo do açaí, que hoje é amplamente utilizado em diversos produtos no Brasil e no mundo".

Estão sendo capacitadas 20 famílias na Comunidade Bom Jesus, com aulas teóricas e atividades práticas diretamente nas propriedades rurais. "Buscando ampliar essas ações, foram entregues kits com ferramentas e equipamentos de proteção individual, adquiridos com recursos do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), incluindo facões, limas, botas, meiões, capacetes, roçadeiras, trenas e cordas", destaca Alencar.

Um dos participantes do treinamento é Daniel Penteado, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), que realizou uma vistoria no viveiro de mudas nativas, em implantação.
"Com certeza essas capacitações irão gerar muitos frutos para fomentar o desenvolvimento econômico e social das populações locais, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais", avalia Daniel.

DESENVOLVIMENTO - O "Projeto Medida de Desenvolvimento (MD) Manejo e Desenvolvimento Sustentável nas Florestas do Marajó" tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e social das populações locais, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais.

Trata-se de um trabalho realizado pela Agência de Cooperação Alemã GIZ, em parceria com o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além da Resex Mapuá, o projeto contempla também as comunidades marajoaras da Resex Terra Grande Pracuúba, situada nos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista.

O Projeto MD do Marajó é coordenado por Cristina Silva, do CNS, e pelo economista Johannes Zimpel, da GIZ. Os cooperantes Édel de Moraes e Ivanildo Brilhante são os executores das ações junto às comunidades locais.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1667-resex-mapua-entrega-kits-para-manejo-do-acai
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.