RESEX Mapuá recebe curso de Associativismo e Cooperativismo

Marajó Online - http://www.marajoonline.com.br/ - 07/05/2012
Os moradores da Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, localizada no município de Breves, na Ilha de Marajó (PA), participaram de um Curso de Associativismo e Cooperativismo como parte do Projeto FRUTIPARÁ.

O curso foi realizado na Casa Familiar Rural (CFR), na Comunidade Bom Jesus, entre os dias 27 e 30 de abril, e contou com a participação de 43 moradores, entre estudantes, professores, agentes de saúde e lideranças comunitárias.

As atividades aconteceram através de aulas dialogadas, trabalhos de grupos, leituras coletivas e debates entre os participantes com as intervenções necessárias. Em todos os assuntos ministrados foi enfatizada a organização local, discutindo e dialogando sobre os seguintes temas:
(1) O que é uma cooperativa e uma Associação,
(2) Quais as principais diferenças entre Associação e Cooperativa,
(3) Quadro social da cooperativa,
(4) Deveres e direitos dos associados,
(5) Princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária; autonomia e independência; educação, formação e informação; Interação e cooperação, entre outros temas. Além disso, foram repassadas orientações sobre todas as etapas necessárias para constituição de uma Cooperativa.

Essa é a 2ª etapa de formação do Projeto FRUTIPARÁ, que é coordenado pelo Dr. Milton Mota e Profª Carmem Célia da Incubadora Tecnológica de empreendimentos Solidários da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/ ITES) e tem por objetivo formar empreendimentos solidários de base familiar para fortalecer a cadeia produtiva de frutas tropicais.

A 1ª etapa do Projeto FRUTIPARÁ aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, por meio de parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associação dos Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA), Associação Agrícola Boa Esperança (AABE), Associação da Casa Familiar Rural e Prefeitura Municipal de Breves.

A facilitadora desse Curso foi a Pedagoga Edel Nazaré de Moraes Tenório, que é Especialista em Educação do Campo e tem ampla experiência em formação na região do Marajó.

De acordo com a Professora Edel Moraes, "no final do mês de maio acontecerá o próximo passo, que será a realização dos módulos de Mercado e Comércio, o que dará base para a elaboração do Plano de Negócios."
"Esse trabalho tem sido um grande sucesso, pois a participação tem sido muito boa, o que nos deixa muito felizes, pois acreditamos que estamos construindo um futuro melhor para os moradores da RESEX Mapuá", destaca a professora Edel Moraes.




http://www.marajoonline.com.br/2012/05/resex-mapua-recebe-curso-de.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.