Resex na Ilha de Marajó discute telecentro e cursos para jovens

http://www.icmbio.gov.br - 04/03/2011
A Reserva Extrativista (Resex) de Mapuá, na Ilha de Marajó (PA), realizou este ano a primeira reunião do conselho deliberativo da unidade. A participação dos membros do conselho contribuiu para o debate e solução das demandas dos moradores da Resex.

Na reunião, foram discutidos temas como a situação da Casa Familiar Rural, os créditos do Incra, implantação do telecentro, espaço Criança Resex, inclusão de novas entidades no conselho, curso do Sebrae, escolha da logomarca da unidade, além de outras necessidades da comunidade.

Um dos destaques na reunião foi o anúncio oficial do início das atividades da Casa Familiar Rural, espaço equipado para formação de jovens em diversas modalidades de ensino, técnico e médio, com oportunidade de estudo de qualidade a população jovem de toda a região.

Na ocasião foi comemorado a inclusão da Universidade Federal do Pará como membro do conselho deliberativo e avaliadas as localidades que podem vir a sediar o telecentro disponibilizados para a Resex.

Além disso, foi avaliada a delimitação do espaço Criança Resex, que levou a inclusão de outras comunidades como futuras detentoras dos espaços, abrindo o debate e trazendo a participação de toda a população, com a possibilidade de uma melhoria na qualidade de vida de todos os moradores do local.

Durante a reunião houve também a escolha da logomarca da Resex, definida através da votação de todos os participantes, não somente os membros do conselho, pois significou a escolha da identidade visual de todas as comunidades representantes de Mapuá.

A imagem da logomarca é a do pássaro Japim (Cacicus chrysopterus), um pássaro popular em vários lugares do Brasil e dependendo da região é conhecido como japiim-xexéu, xexéu, japuíra, joão-conguinho e pássaro tecelão.

A equipe de analistas ambientais do ICMBio estava representada por todos os servidores lotados na unidade, proporcionando maior interação e a demonstração da importância desses momentos para todos que vivenciam a realidade da Resex Mapuá.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/resex-na-ilha-de-marajo-discute-telecentro-e-cursos-para-jovens
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.