Resex no Pará faz operação de fiscalização

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/02/2013
A Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Sena Madureira, no Acre, realizou no sábado de carnaval (9) operação de fiscalização para coibir infrações ambientais e garantir a presença institucional nos limites e no interior da Unidade de Conservação (UC). Houve ainda ações de educação ambiental.

A equipe de fiscalização da Resex subiu o rio Caeté, principal curso d´água que corta a reserva, com o intuito de abordar embarcações para as averiguações de rotina. Foram feitas duas autuações. Em uma das abordagens, foram encontrados dois espécimes de jabuti (Chelonoidis denticulata) e uma espingarda calibre 28 com documentação vencida, que foram apreendidas juntamente com a embarcação e os dois motores. O infrator não é morador da UC e trabalha fazendo o transporte de passageiros e produtos entre a reserva e a cidade.

Em outra abordagem, foram encontradas e apreendidas três malhadeiras de pesca de posse, encontradas com um grupo de jovens que alegou ter ido visitar alguns conhecidos que moravam no interior da reserva.

A equipe da unidade de conservação pretende realizar ações de fiscalização com mais frequência, com o objetivo de resguardar o patrimônio natural da região e coibir a entrada de pessoas não autorizadas na Resex, bem como a pesca e caça ilegal e o transporte de madeira sem a devida autorização.

"Com o fechamento do escritório do Ibama em Sena Madureira (AC), estamos recebendo inúmeras denúncias de caça e transporte de madeira”", disse o chefe da reserva, Tiago Juruá. Apesar das dificulades de logística e pessoal da resex, Juruá garantiu que fará o possível para estar em campo de forma mais efetiva, visando reduzir as infrações ambientais e garantir maior presença institucional na região”.

Os animais apreendidos durante a ação foram soltos na mata na segunda-feira de carnaval (11), durante ida da equipe para uma reunião na comunidade do Alto Rio Caeté.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3693-resex-no-para-faz-operacao-de-fiscalizacao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.