Reunião marca início da elaboração do Plano de Manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/07/2015
Área de Proteção Ambiental Ilhas e Várzeas do Rio Paraná


A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná - unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Paraná - promoveu a 2ª Reunião Plenária do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC). O evento, realizado no final do mês de junho, reuniu mais de 70 pessoas, sendo 48 conselheiros.

Na oportunidade, foi apresentado o Diagnóstico da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, documento elaborado de forma participativa com os representantes das entidades conselheiras e em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa). Para o chefe da UC, Erick Caldas Xavier, a reunião foi histórica para a APA, pois marca oficialmente o início da elaboração do Plano de Manejo da unidade.

"Cinco anos atrás, aqui na cidade Naviraí, o processo de formação do Conselho foi interrompido por entendimentos opostos entre os conselheiros e o ICMBio. Hoje, nesta mesma cidade e com as mesmas pessoas, estamos dando início à elaboração de um documento que, de forma participativa e democrática, poderá trazer importantes resultados para a proteção do rio Paraná e de seus ecossistemas associados", destacou Erick.

Os presentes na reunião tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer os trabalhos das Câmaras Técnicas de Gestão e Manejo, de Melhores Práticas na Agropecuária, de Turismo e de Ordenamento e Regularização de Portos. Também foi apresentado o Grupo de Trabalho de Barragens, criado exclusivamente para tratar dos problemas relacionados ao complexo de usinas hidrelétricas na bacia do rio Paraná, além de aprovados dois pareceres que tratam do ordenamento de praias e do licenciamento ambiental em áreas de preservação permanente.

A reunião contou com a participação de Carlos Henrique Fernandes, da Coordenação de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo (Coman). O analista ambiental esteve na região da APA para iniciar as tratativas técnicas e administrativas necessárias para iniciar o Plano de Manejo.

As próximas reuniões do Conselho Consultivo serão realizadas em setembro, nas quatro regiões que dividem a APA, tendo como pauta prioritária a continuidade da elaboração do Plano de Manejo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6886-reuniao-marca-inicio-da-elaboracao-do-plano-de-manejo.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.