Reunião sobre escolha de Conselho Consultivo é realizada no PESP

IEF - www.ief.mg.gov.br - 18/05/2009
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza na próxima terça-feira (19) a reunião para escolha dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP). O encontro acontecerá às 13h na Escola Estadual Mont Serrat, localizada no centro do município de Baependi, região do sul de Minas.

Esse é o primeiro passo para a formação do Conselho. Posteriormente ocorrerá uma avaliação e eleição dos candidatos para que possam ocupar as vagas. Além de componentes de órgãos do Governo Estadual e Federal, o Conselho pode ser composto de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), acadêmicas e científicas. Por serem sociedades civis sem fins lucrativos do segmento ambientalista, as ONGs devem estar obrigatoriamente cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

De acordo com a gerente do PESP, Solange Lemgrubder Boechat, o Conselho é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais. São os conselheiros que norteiam a gerência nas escolhas e decisões para o melhor andamento da Unidade de Conservação (UC). "Espero que essa nova formação do Conselho contribua para que haja mais integração entre a comunidade e o Parque. É necessário que a população local esteja ciente das situações enfrentadas pela Unidade e ajudem na preservação", afirma a gerente.

Segundo Solange, muitos projetos já acontecem na UC. Um deles é a Brigada Rural onde membros da comunidade participam, trabalhando com educação ambiental. Além disso, o parque tem programas de proteção das nascentes no entorno da Unidade e de remanescentes da Mata Atlântica. "Esperamos que neste novo mandato possamos conseguir a implantação de outros projetos que ajudem na preservação do parque", ressalta a gerente.

As inscrições para que as Instituições possam participar das eleições do Conselho vão até o dia 10 de junho e os interessados devem encaminhar os documentos ao Núcleo Operacional de Caxambu. Outra reunião será realizada no dia 19 de junho, representantes das Instituições que se inscreveram participarão da escolha daqueles que ocuparão as cadeiras do novo Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Conselho

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade.

Também fazem parte do Conselho, representantes das prefeituras dos municípios onde está inserida a UC (Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto), representantes do setor produtivo, associações comunitárias, órgãos do Governo Estadual e Federal, organizações não governamentais e comunidade científica e acadêmica. A presidência, de acordo com o SNUC, é exercida pela gerência da unidade de conservação.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Papagaio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.