Ribeirinhos do rio Jutaí (AM) pedem agilidade para regularização fundiária de Resex

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 23/12/2011
O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Jutaí, no Amazonas, encaminhou ao governo federal documento exigindo agilidade na regularização fundiária da unidade de conservação. A Resex fica localizada na região do município de Jutaí.

Os ribeirinhos também pedem uma base uma base flutuante na unidade e um escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Jutaí, além da ampliação da equipe gestora, atualmente limitada a dois servidores.

As solicitações foram resultado da 9ª Reunião Ordinária do Conselho, evento que serviu para a aprovação do Plano de Ação para 2012, realizada neste mês. As informações sobre a atividade foram divulgadas nesta semana pelo ICMBio.

Em outro documento, os conselheiros pedem ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) "presteza" na instalação do crédito habitação na Resex; e o quarto, encaminhado à Coordenação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), questiona os motivos que levaram a unidade a permanecer no Grau I.

Futuro

O encontro foi planejado e executado pelo Grupo de Trabalho de Gestão Participativa do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Tefé (AM). Servidores da Floresta Nacional (Flona) de Tefé e Resex do Baixo Juruá apoiaram à equipe da Resex na condução da reunião, com diversas dinâmicas e métodos participativos.

A elaboração do Plano de Ação foi iniciado com a construção da visão do futuro do conselho: órgão forte e participativo, observador dos problemas da reserva, atuando em demandas maiores como questões de habitação, regularização fundiária, proteção e educação, com responsabilidade, paciência e persistência.

A partir disso, os conselheiros foram divididos em três grupos, conforme afinidade com os temas: educação, habitação e proteção para propor os objetivos, as atividades, os conselheiros responsáveis e o prazo para realização da atividade.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Jutaí (Asproju), Francisco Nunes, a presença de quatro servidores do ICMBio para organizar a reunião contribuiu muito para a sua qualidade.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Ribeirinhos-Ituxi-AM-regularizacao-Resex_0_614338602.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tefé
  • UC Baixo Juruá
  • UC Rio Jutaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.