Ribeirinhos e indígenas de Lábrea querem regularizar pesca sustentável

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 09/06/2011
A sustentabilidade da atividade pesqueira será tema de um grande evento que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, em Lábrea, "Seminário sobre Pesca Sustentável", promovido pelo Projeto Aldeias, um consórcio Opan (Operação Amazônia Nativa) e Visão Mundial.

Durante o evento, representantes da Colônia de Pescadores Z-11 de Lábrea, da Associação de Pescadores (APEL), da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (Resex Médio Purus e Resex Ituxi) e indígenas do rio Tapauá terão a oportunidade de expor as questões mais relevantes em relação à pesca, e propor alternativas para a solução de disputas na região.

Lábrea tem enorme potencial para o aproveitamento da pesca dentro e fora de terras indígenas e reservas extrativistas, que cercam a zona urbana da cidade.

No entanto, não há registro de licenciamento ambiental para a atividade pesqueira, situação que requer regulamentação para o uso responsável dos recursos naturais na região.

Por este motivo, as discussões do seminário envolverão mais do que apenas a regularização do setor, mas o modelo de desenvolvimento que se deseja para o sul do Amazonas, que tem apresentado taxas alarmantes de desmatamento para expansão da fronteira agropecuária.

"O seminário pretende dar os primeiros passos no processo de fortalecimento e da sustentabilidade da cadeia pesqueira do Médio Purus, diante das transformações sociais e econômicas que incidem sobre esta região", explica Miguel Aparicio, gestor executivo do Projeto Aldeias.

Essas representações, assim como a Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (Focimp), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Coordenação Regional da Funai Purus e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), constituem um grupo de trabalho formado após a passagem da Operação Arco Verde.

Também confirmaram presença integrantes do Ministério da Pesca, Funai e Núcleo de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), que debaterão a regulamentação, as leis e as perspectivas de acordos de pesca no Médio Purus.

As informações são da assessoria de imprensa da Opan.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Ribeirinhos-indigenas-Labrea-regularizar-sustentavel_0_496150470.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ituxi
  • UC Médio Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.