Ribeirinhos são capacitados para a soltura de filhotes de quelônios no AM

D24AM - http://www.d24am.com - 03/08/2011
Mais de 40 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã e Vila de Balbina, localizados no município de Presidente Figueiredo (a 101 quilômetros de Manaus) participaram do treinamento de capacitação para 'Agentes de Praia' nos dias 29, 30 e 31 de julho deste ano. O curso marca a primeira etapa de soltura de filhotes de quelônios que faz parte do projeto 'Quelônios do Uatumã', uma iniciativa da Eletrobras Amazonas Energia.

Nesta fase, os ribeirinhos são responsáveis por acompanhar desde a desova dos animais até a soltura dos mesmos, que deve acontecer em fevereiro do ano que vem. Até lá, as equipes do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA) da Eletrobras Amazonas Energia realizam acompanhamentos das outras fases do trabalho que são: monitoramento das praias e proteção dos ninhos, nascimento, educação ambiental junto às escolas das comunidades e a soltura dos filhotes, que chega a sua 14ª edição em 2012.

Durante o treinamento, os participantes recebem informações desde o histórico da biologia dos quelônios aquáticos amazônicos até os cuidados em manipular os ovos na fase da desova, que acontece a partir da segunda quinzena de agosto. Em meados do mês de outubro começam a nascer os filhotes - fase em que os comunitários têm a tarefa de colocá-los em berçários (caixa de madeira com tela) para que possam se desenvolver com segurança e longe da presença dos predadores.

De acordo com o coordenador do CPPQA, Paulo Henrique Guimarães, que é o responsável pelo curso de 'Agente de Praia', o trabalho é promissor para as comunidades no sentido de conservação das espécies: tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), tracajá (P. unifilis), iaçá (P. sextuberculata) e irapuca ou capirã (P. erythrocephala).

"Estimulamos os comunitários da RDS Uatumã a realizarem a proteção das praias de reprodução das tartarugas utilizando técnicas simples de conservação com intuito de conservar as espécies de quelônios no Rio Uatumã, além de diminuir a pressão de caça e do comércio ilegal", salienta Guimarães.

Para Mateus Mendonça, 17, morador da comunidade 'Leandro Grande', que participou pela primeira vez da capacitação, o treinamento colaborou para uma nova atitude junto aos quelônios. "Antes eu só queria destruir os ninhos das tartarugas e comer os ovos que eu achava. Não queria saber de preservação. Agora, com esse curso, aprendi muita coisa e quero ajudar nos trabalhos de proteção", alega o comunitário.

A 'Soltura dos Quelônios do Uatumã' conta com o apoio das prefeituras de São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Centro Estadual de Unidade de Conservação (Ceuc/ Probuc) e Instituto Chico Mendes para Conservação e Biodiversidades (Icmbio).

Quelônios

A Eletrobras Amazonas Energia realizou nos dias 18, 19 e 20 de março deste ano, a 13a Soltura de Quelônios do Uatumã, ocasião em foram soltos na natureza 17.842 tartaruga-da-Amazônia, tracajá, iaçá e irapuca ou capirã. O projeto tem o objetivo de conservar as populações de quelônios aquáticos do gênero podocnemis no rio Uatumã, com a participação dos comunitários por meio de atividades socioambientais durante os dias de programação. A ação mobiliza cerca de 300 moradores pertencentes às comunidades do rio Uatumã como: Bela Vista, São Benedito, Maracarana, Manaaim, Abenezer, Nossa Senhora do Livramento e Jacaré-quara. No dia da soltura, são atraídas aproximadamente 500 pessoas.

O CPPQA mantém um criatório de tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis) com aproximadamente 400 animais adultos, matrizes e reprodutoras que procriam nos tanques. Em 13 anos de existência, o programa produziu e soltou em ambiente natural mais de 100 mil filhotes de quelônios.




http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/ribeirinhos-sao-capacitados-para-a-soltura-de-filhotes-de-quelonios-no-am/31231
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.