Rio de Janeiro pode ganhar a primeira unidade de conservação marinha

Ibama/sede - 24/04/2007
O Ibama está convidando a população carioca para participar da consulta púbica sobre a criação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, arquipélago de grande importância ecológica situado a aproximadamente 5 km ao sul da praia de Ipanema e também considerado um dos símbolos da cidade maravilhosa. A consulta está marcada para o dia 2 de maio às 19h no auditório da Universidade Cândido Mendes em Ipanema.

O arquipélago apresenta grande diversidade marinha, com o registro de muitas espécies novas, possivelmente endêmicas, o que evidencia, segundo especialistas, a particularidade do ecossistema. A fauna é rica e única porque aquela é uma região de transição. Ali existem tanto animais de regiões temperadas, como de regiões tropicais, explica o coordenador do Grupo de Trabalho instituído pelo Ibama em 2002 para criação da unidade, o analista ambiental Breno Herrera Coelho.

Devido à proximidade da costa, o arquipélago é bastante utilizado pela população carioca, principalmente, para pesca (amadora, profissional e submarina), turismo ecológico e mergulho recreativo. Segundo Breno, existem estudos que indicam que a região está sofrendo grande impacto ambiental, o que torna urgente a criação de uma área de proteção ambiental. Se a unidade for criada, as atividades de pesca serão proibidas nas ilhas do Arquipélago das Cagarras, Redonda e Filhote da Redonda e com isso esperamos que haja um aumento das populações de peixes, o que levaria a um aumento do ecoturismo na região e um incremento dos estoques pesqueiros em áreas adjacentes.


Histórico - A conservação do arquipélago é um pleito antigo da sociedade carioca. Em 1989, a resolução n? 11 do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente propôs a criação de uma unidade de conservação na categoria de ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico em Cagarras.

Em 2002, a superintendência do Ibama no Rio de Janeiro criou um grupo de trabalho para reavaliar a resolução Conama 11/1989 e propor a criação de uma unidade de conservação para a área do Arquipélago das Cagarras. Reuniões realizadas com as diversas entidades com interesse na região, como colônias de pescadores, confederação e federação de caça submarina, ONGs, pesquisadores, operadoras de mergulho, empresas de ecoturismo e Marinha do Brasil levou o Ibama a propor a criação do Monumento Natural. Apesar de ser um tipo de unidade previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000), o arquipélago seria o primeiro Monumento Natural no âmbito federal. (Gustavo Rick/ Ibama)

UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.