Roça Zen

Diário da Manhã - http://www.dm.com.br - 05/03/2015
A Vila de São Jorge, localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, oferece aos turistas interação com a natureza e muito descanso interior


Que tal conhecer um lugar que em distintos locais parece até intocável? É possível imaginar que a natureza jamais teve contato com o homem, devido ser de tamanha perfeição e conservação natural. Esse lugar é na Chapada dos Veadeiros, que está dentro do nosso Estado, que abrange vários municípios, dentre eles São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante. O local é uma reserva ecológica com belíssimas cachoeiras, canyons, minas de cristal, riquíssimas flora e fauna.

A Chapada dos Veadeiros abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, e a área é conhecida por sua beleza natural.

"Cristais de Rocha afloram do solo e acredita-se que a região é muito pobre e, muitas vezes, rica em cristais de quartzo, seja um ponto de convergência de energia e eletricidade muito utilizados na pesquisa. Entre a flora e as florestas, com variada vegetação do cerrado e na plantação, composta por mata ciliares, campos cerrados, cerrados abertos típicos e florestas de galeria, podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas, além do pau d'arco roxo, copaíba aroeira, a tamanqueira, o jerivá, os buritis e o babaçu." (retirado do jornal Tribuna do Direito). A Chapada dos Veadeiros também é bastante conhecida por ser o melhor local para avistamento de Objetos Voadores Não Identificados em Goiás, o que acaba atraindo a atenção de diversos curiosos da região, que vêm até a chapada para tentar observar fenômenos de ordem ufológica.

Vila de São Jorge próxima dos passeios ecológicos

Andar pelo cerrado é um dos maiores e mais completos prazeres do homem em sua relação com o meio ambiente. Para desfrutar dos encantos deste lugar mágico, segundo informações do site Chapada dos Veadeiros, o bom mesmo é hospedar-se na Vila de São Jorge, terra de gente simples, antigos homens do campo, garimpeiros do cristal. Eles sabem como receber os turistas que se maravilham com as belezas do parque e o encanto da região, que atrai até ET's, dizem os aficionados.

A Vila de São Jorge oferece aos visitantes um clima de "Roça Zen", de preservação das origens, da natureza e dos laços humanos para o Terceiro Milênio. Como disse o maestro Jobim: "É promessa de vida no teu coração. É um espaço privilegiado, com seus passeios ao Vale da Lua, Águas Quentes, Morada do Sol, Raizama, Encontro das Águas, Janela Parque Nacional, entre outros, e as conversas ribeiras com os antigos garimpeiros e pessoas."

Localizada na entrada do Parque Nacional, surpreende os visitantes por sua magia de vila interiorana com cultura de garimpo anterior à década de 50. As construções são simples, contrastando com a exuberante beleza natural do parque, que pode ser visitado a pé. A ausência de neons e poluição torna o céu de estrelas e a lua de São Jorge ao alcance da mão e da poesia.

Os turistas mal conseguem imaginar que a vila, hoje com cerca de 250 habitantes, já abrigou mais de três mil almas vindas do nordeste e Goiás sonhando com tempos melhores no garimpo do cristal. A marca dos tempos áureos deixou seu registro. Um dos pontos visitados pelo turista é a Cachoeira da Rodoviária, que tem este nome porque de lá saíam os ônibus levando e trazendo os garimpeiros.

Para alguns turistas entusiastas, a Vila é a Old Búzios do Cerrado, porque nela circulam artistas, hippies, intelectuais, buscadores do caminho, novos pobres, emergentes, lindos, feios, mais ou menos famosos ou ainda não famosos, mas sobretudo gente interessante.

Uma das surpresas que São Jorge oferece são os desenhos primitivos do artista nativo Moacir, que, segundo os entendidos, podem ser considerados expressões do inconsciente e do surrealismo.

Uma outra atração é poder comprar dos próprios garimpeiros cristais brutos a preços acessíveis. A vila próxima ao Distrito Federal possui posto de saúde, duas igrejas, Centro Comunitário, quadra polivalente, escola de 1o grau, diversos bares típicos do interior, campings, pousadas, dormitórios, pizzarias, restaurantes de comida caseira e Tapiocaria Águas de Março.

Tudo Violeta

Inaugurada em agosto de 1996, a Trilha Violeta Pousada agregou-se a alguns outros empreendimentos de qualidade já existentes na Chapada, para oferecer aos buscadores da natureza um conceito caseiro e familiar de hospedagem e atendimento. A pousada fica em São Jorge, a 800 metros da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e próxima aos principais atrativos da região.

Qualificada como a melhor pousada custo-benefício da Chapada, a Trilha Violeta vem se destacando como tal ao longo desses anos, com uma diária bem em conta e procurando melhorar cada vez mais os seus serviços, em face de um turismo cada vez mais exigente por padrões de qualidade excelentes.

Com a cor ambiente predominantemente violeta, a pousada propicia um relaxamento corporal e mental bastante satisfatório, de acordo com a cromoterapia. É composta de recepção com lojinha de artesanato e sala de televisão, sala de café, varandas, cozinha, lavanderia, jardins, sala de massagem e meditação, lounge e sauna.

"A Trilha Violeta sempre teve um valor padrão, não aumentamos o valor em época de alta temporada. Isso acontece exatamente para não afugentar os turistas, portanto o que fazemos é manter um padrão de bom atendimento, um excelente café da manhã com muitas variedades, a limpeza dos quartos que faz uma diferença grande aqui em São Jorge, pois não se vê um mofo nos quartos e todos os lençóis são lavados individualmente", é o que garante a proprietária Andrea Bianca Conrrado.

Andrea afirma que quer que as pessoas conheçam a Chapada. Além de ficar próximo da entrada do Parque Nacional, tem-se o Vale da Lua, o Raizama, Morada do Sol, entre tantos outros lugares.

"Estamos vivendo uma mudança de tempos e climática. Então São Jorge tem a natureza que não se encontra na cidade grande, o convívio que é diferente por se andar a pé e uma noite agradável. Esse lugar é gostoso para os jovens, pessoas casadas que têm filhos e pra quem está com mais idade, é para pessoas de 10 a 70 anos", deixa o recado Andrea.



http://www.dm.com.br/revista/2015/03/roca-zen.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.