São Joaquim implanta nova regra para visitação a atrativos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/11/2013
O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, vem se destacando na visitação entre as unidades de conservação federal. A UC teve este ano, até 31 de agosto, aumento de 53% em relação ao período anterior. Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo parque em 2013, mesmo número de todo o ano passado.

Desde 2008 o número de visitantes é acompanhado pela equipe de servidores e colaboradores da unidade. Com o incremento do turismo no Morro da Igreja, principal mirante do parque, medidas de ordenamento foram analisadas, culminando com a publicação da Portaria ICMBio n" 85/2012, que regulamenta o acesso a área. A princípio, em 2012, no que tange aos veículos que acessaram ao mirante, um sistema de plantão era estabelecido para os feriados e principais dias de pico, por exemplo, quando há neve na região.

Com o substancial aumento da visitação em 2013, entendeu-se que o sistema de controle efetivo necessitaria ser diário, e algumas ações foram retomadas, como a implantação de portaria física e a divulgação na mídia e junto ao trade turístico. A data escolhida para início foi segunda-feira (18), aproveitando o feriado de Proclamação da República para divulgação junto aos turistas que visitaram a região.

Basicamente o visitante dirige-se à sede do parque no município de Urubici e retira uma autorização, que deverá ser entregue no portal instalado no início do parque, na estrada geral que dá acesso ao Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada. Estas e outras informações estão sendo divulgadas no site do Parque Nacional de São Joaquim. A unidade manterá plantão na sede aos finais de semana para emissão de autorizações.

Todo o sistema foi discutido com a comunidade, sobretudo o Conselho Municipal de Turismo de Urubici, os conselheiros do parque nacional e o Comando da Aeronáutica, e tem recebido o apoio da maioria da população e das autoridades.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4497-sao-joaquim-implanta-nova-regra-para-visitacao-a-atrativos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.