SBT Repórter exibiu ontem programa sobre a Serra da Capivara

http://180graus.com - 22/03/2011
Um dos pontos turísticos mais incríveis do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara, conhecido por sua riquíssima história, fauna e flora foi destaque ontem do programa SBT Repórter. O programa apresentado por César Filho foi ao ar na noite de ontem (21).

O destino da reportagem foi o coração da caatinga, onde fica localizado o Parque Nacional da Serra da Capivara, que possui uma área de 1.300 km de extensão que abrange as cidades do Brejo do Piauí, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato e João Costa.

A maior reserva arqueológica das Américas impressiona pela fauna onde podem ser encontrados sapos, cobras, tatus-bola, raposas e aranhas caranguejeiras.Mas é a onça pintada a verdadeira rainha do parque.Apesar das difíceis condições ecológicas em que vivem na caatinga, já foram identificadas 13 onças pintadas.

Encontrá-la é praticamente impossível já que ela se abriga em uma cadeia de rochas e penhascos, então para observá-las estudantes da UNB que estão no Parque fizeram armadilhas fotográficas, onde 100 câmeras distribuídas pelo área equipadas com sensores de calor e movimento e depois encontradas através do GPS.

A reportagem também visitou o Parque Nacional da Serra das Confusões que fica há 100 km da Serra da Capivara. O Parque se estende nos municípios de Caracol,Guaribas, Santa Luz, Cristino Castro e Bom Jesus. Os paredões rochosos do local chegam à 100m de altura o que possibilita aos aventureiros a prática do rapel.

A equipe de reportagem do SBT resolveu também participar da aventura e fez rapel na Toca do Riacho dos Bois na Serra das Confusões.

De volta a Serra da Capivara o SBT Repórter visitou os dois principais sítios arqueológicos com inscrições de mais de 18 mil anos: a Toca do Caldeirão dos Rodrigues e o Boqueirão da Pedra Furada, um dos sítios mais visitados da Serra. Percorreram ainda uma mata fechada até a Pedra Furada um dos cartões de visita do Parque. Foi a primeira vez que uma equipe de reportagem chegou até o local.

Os pesquisadores também foram personagens da reportagem e explicaram como funcionam o trabalho de exploração da região e as curiosidades sobre os fósseis de animais que habitavam o local no passado, como as preguiças gigantes e mastodontes.

O programa mostrou ainda a cidade de São Raimundo Nonato mostrando aspectos econômicos, culturais e a influência da reserva ambiental que gera empregos e renda e destacou ainda a gastronomia local que vai do bode na brasa a galinha servida ao molho pardo, passando por receitas mais elaboradas.


http://180graus.com/cultura/sbt-reporter-exibiu-ontem-programa-sobre-a-serra-da-capivara-412918.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.