SDS firma compromisso com a melhoria do Manejo Florestal Comunitário e Familiar

Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 06/05/2010
A atividade de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) no Sul do Amazonas teve novos direcionamentos durante o I Encontro Regional de Manejo Florestal Comunitário, realizado no último dia 30 de abril pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) e Secretaria Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo (SEAFE). Na ocasião, a SDS firmou apoio as ações propostas na agenda do MFCF e na carta de reivindicações, com o objetivo de fomentar o manejo florestal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira, RDS Rio Amapá e RDS do Juma.

O coordenador do CEUC, Domingos Macedo, apresentou os avanços da política ambiental no Amazonas, como também a possibilidade da criação de três novas Unidades de Conservação, uma RESEX em Coari, uma RDS em Silves e outra RDS no rio Manicoré. E destaca que o clima geral do Encontro foi de grande otimismo e engajamento. "Saímos do evento com a certeza de que podemos contribuir ainda mais para a conservação das florestas e melhoria da qualidade de vida dos moradores das Unidades de Conservação", declara Macedo.

Cerca de 65 representantes de comunidades do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE), Projeto de Assentamento (PA), Reservas Extrativistas Federais, Associações de moveleiros dos municípios de Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Lábrea, Humaitá e Apuí e das Unidades de Conservação (UC) estaduais (RDS do Rio Madeira, Rio Amapá e Juma) propuseram para as instituições governamentais, apoio a fiscalização e a disponibilização de crédito para fomentar as atividades de manejo florestal comunitário. E, ainda, garantia de agilidade na liberação do plano de manejo.

A partir dessas propostas, foi elaborada uma carta, que sugere ações sobre a abertura de linhas de crédito, fiscalização e apoio na comercialização da madeira. O documento foi encaminhado aos representantes do poder público estadual e federal.

Uma das principais preocupações dos comunitários presentes no evento é a falta de uma legislação especifica que ordene as prefeituras do interior do Amazonas e outros órgãos do Estado, a comprar madeira manejada e produtos da floresta provenientes de Plano de Manejo Florestal Comunitário e Familiar.

"As contribuições foram pertinentes e visam fortalecer as comunidades para a implementação do manejo florestal. A SDS irá apoiar as atividades de manejo propostas nas etapas de intercâmbio de experiências, na capacitação para elaboração de plano de manejo florestal, no aspecto da legislação ambiental e na comercialização", acrescenta Marcelo Cortez, técnico do CEUC.

Além de representantes da SDS, estiveram presentes, membros do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/237-sds-firma-compromisso-com-a-melhoria-do-manejo-florestal-comunitario-e-familiar.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Amapá
  • UC Rio Madeira
  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.