SDS leva capacitação a Associação da Resex do Rio Gregório

SDS - www.sds.am.gov.br - 04/05/2010
Os moradores do município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus) tiveram uma atividade diferente no final do mês de abril, que vai contribuir para a melhoria de vida das comunidades. Técnicos do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) ministraram, nos dias 27 e 28 de abril, um curso de capacitação para o gerenciamento institucional da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Rio Gregório (AMARGE). Cerca de 30 comunitários participaram da atividade.

O coordenador do Ceuc, Domingos Macedo, explica que o conteúdo discutido no curso funcionará como um instrumento de luta e reivindicação da associação para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. "A capacitação, além de informar acerca de procedimentos administrativos, orienta os associados a agirem em defesa de seus direitos e na melhoria da condição de vida", declara Macedo.

Durante a realização da capacitação, os participantes conheceram o conceito dos instrumentos administrativos que, associados ao resgate histórico da Associação, possibilitou aos associados uma reflexão acerca dos problemas atuais no município. Após os direcionamentos e informações apresentadas pelos técnicos, foi possível a produção de dois ofícios, encaminhados aos órgãos municipais competentes, contendo questionamentos e reivindicações sobre questões relativas à educação e saúde pública no município.

Para Arleilson Ferreira, primeiro secretário da Amarge, as informações obtidas no curso, foram positivas para os participantes. "Só temos a agradecer pela colaboração na criação da Reserva e contribuição com o funcionamento da Amarge. Esclarecemos dúvidas a respeito dos nossos direitos como cidadãos, e agora podemos lutar por eles", declara Ferreira.

De acordo, com Lidiane Silva, técnica do CEUC, que ministrou a capacitação, os participantes tinham pouco conhecimento dos direitos e deveres de uma associação comunitária. "A capacitação possibilitou que os membros da associação, reconhecessem seu potencial de agir na reivindicação de direitos e sugestões de melhoria para a comunidade, por meios legais e documentáveis", acrescenta a técnica.

Em setembro deste ano, os associados colocarão em pratica os ensinamentos da capacitação durante a realização da Assembléia Extraordinária, para a avaliação das atividades realizadas, desde o mês de maio de 2010. Ao temas em debate são referentes à geração de renda, cadastramento dos sócios, escolha da logomarca da AMARGE e eleição da próxima diretoria.

Projeto AMA

Recentemente, a Resex do Rio Gregório foi escolhida para ser contemplada pelo Projeto AMA, uma parceria da SDS com a grife IODICE, que incentivará a geração de renda em Unidades de Conservação estaduais. O projeto irá trabalhar com os artesãos das reservas visando geração de renda e novas oportunidades para os artistas locais.

Os benefícios para as 200 famílias residentes da UC serão provenientes do fundo de arrecadação a partir da venda de um livro: "A Moda no Amazonas" - a ser lançado ainda este ano -, e parte da venda de objetos produzidos com matéria prima local. Essa renda será aplicada em ações de infraestrutura comunitária, a partir das decisões da comunidade.

O projeto ainda propõe um concurso aos estilistas amazonenses. Em que, ao final, cada participante desenvolverá um figurino e o vencedor participará de uma exposição em São Paulo com participação da mídia nacional direcionada a esse segmento.


http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=186:sds-leva-capacitacao-a-associacao-da-resex-do-rio-gregorio&catid=40:cop-15&Itemid=11
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.