SDS participa da Rodada de Negócios de Pirarucu

SDS/ Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 01/08/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), participa o III Encontro de Manejadores de Pirarucu e IV Rodada de Negócios de Pirarucu, que acontecerão nos dias 30 e 31 de julho, a partir das 9h, em Tefé, na Estrada da Agrovila - ramal "Retiro Assembléia de Deus". O evento é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Mamirauá (IDSM), SEBRAE - AM e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O Encontro de Manejadores de Pirarucu tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências e a discussão sobre o processo produtivo do manejo de pirarucu, em que serão identificados as potencialidades, fragilidades e avanços, além de soluções viáveis para a produção. Os temas abordados nas discussões serão a infraestrutura, transporte da produção, política de preços e acesso à linha de crédito para cerca 1.200 famílias, que realizam a atividade produtiva na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá e da RDS de Amanã.

De acordo, com Domingos Macedo, coordenador do CEUC, o evento é uma oportunidade de pescadores, comerciantes, empresas de transporte, entre outros trocarem informações a respeito da cadeia produtiva de pescado. "O intercâmbio de informações é de grande importância para o manejo sustentável do pirarucu, possibilitando a sobrevivência da espécie e a viabilidade econômica da atividade pesqueira", disse o coordenador.

Já na Rodada de Negócios de Pirarucu, que acontecerá no dia 31, as associações e colônias de pescadores terão a oportunidade de negociar sua produção com os proprietários de embarcações, compradores de pirarucu e fornecedores de insumos.

Segundo o técnico do CEUC, Guillermo Moíses, a pesca do produto será realizada a partir de cotas negociadas no evento. "A iniciativa fomenta a atividade de manejo de pesca, possibilitando a geração de renda para os moradores das UCs estaduais, a RDS de Mamirauá e a RDS de Amanã. O evento ainda terá a presença de representantes de UCs federais, que contam com manejo de pirarucu na região do médio e alto do Rio Solimões", acrescenta o técnico.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/278-sds-participa-da-rodada-de-negocios-de-pirarucu.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.