Secretário do Meio Ambiente vistoria parques estaduais

Expresso MT - http://www.expressomt.com.br - 30/01/2013
O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, fez nesta terça-feira (29) um levantamento das necessidades estruturantes do Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Acompanhado do secretário-extraordinário da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães, e dos secretários adjuntos da Sema, Benedito Nery Guarim Strobel (Núcleo Ambiental), e Wilson Taques (Mudanças Climáticas), e do gerente da unidade, Celso Benedito Pinheiro Ferreira, o secretário visitou as obras físicas essenciais, a readequação das trilhas e o mirante local.

A vistoria começou pelo "casarão", em seguida em uma da pontes reformadas, recentemente, a praça do Cerrado e o mirante. Conforme José Lacerda, os parques estaduais Massairo Okamura e Zé Bolo Flô também serão visitados com o mesmo objetivo, "de readequar as unidades trazendo mais conforto e segurança aos usuários". "A ideia é de que a Sema, por meio da Superintendência de Biodiversidade, trabalhe um projeto de readequação dos parques e, junto a Secopa, possamos estudar algumas questões relacionadas a Copa do Mundo de Futebol de 2014", explicou o secretário.

O gerente Celso Pinheiro aproveitou para orientar os frequentadores da unidade de conservação sobre o uso correto do parque e o cuidado com os animais. "Para que possamos manter as espécies com saúde é preciso não dar comida aos animais. Assim, estaremos garantindo a proteção dos recursos naturais da área preservando uma mostra significativa de Cerrado e dos animais que ali vivem e, ainda, proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação ambiental, pesquisa, recreação e turismo, que é o objetivo do parque", disse.

O Parque Estadual Mãe Bonifácia possui 77,6 hectares de área total. Diariamente recebe em torno de mil visitantes e no período de férias e fins de semana, de mil e quinhentas a duas mil pessoas. O parque possui cerca de 15 quilômetros de pistas para caminhadas. A maior delas, que contorna toda a área da unidade, tem 3.600 metros. Na área do Parque já foram catalogadas 99 espécies de pássaros. Além da mata típica do Cerrado, podem ser vistos animais como cotias, tatus, macacos e outras espécies.

José Lacerda disse ainda que pretende, nos próximos dias, se reunir com membros da Associação Amigos do Parque (Mãe Bonifácia) e iniciativa privada, em busca de parcerias e garantiu que não serão feitas modificações na estrutura existente dos parques, que manterão os ambientes naturais.



http://www.expressomt.com.br/matogrosso/secretario-do-meio-ambiente-vistoria-parques-estaduais-49366.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  • UC Massairo Okamura
  • UC José Inácio da Silva (Zé Bolo Flô)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.