Sedam intensifica fiscalização em Unidades de Conservação

DECOM - Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia - 27/06/2007
Fiscais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estão realizando, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental e o Ministério Público, fiscalização e vistoria na Estação Ecológica de Samuel e na Floresta Estadual de Rendimento Sustentável Rio Madeira B.

O trabalho, dividido em duas equipes, consiste em manter a integridade das unidades de conservação e fazer cumprir o Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico do Estado. Essas unidades, de acordo com o secretário Augustinho Pastore, foram criadas através de decreto, com o objetivo de preservar amostras representativas dos ecossistemas.

A operação foi programada para acontecer em três etapas. Preliminarmente consistiu em identificar e quantificar os invasores e os danos por eles causados. Na segunda, os fiscais autuaram e notificaram os invasores para que se retirassem do local no prazo de 20 dias. Já na terceira etapa, que acontece desde o último dia 18 ao próximo sábado (30), na Estação Ecológica de Samuel, está sendo feita a retirada dos infratores que insistiram em permanecer dentro da unidade de conservação, onde houve a demolição dos barracos, como também dos empreendimentos construídos pelos invasores dentro da UC. Os fiscais também retiraram todos os animais domésticos e uma grande quantidade de gado bovino dentro da unidade de Conservação Estadual. Os que não estão vacinados serão abatidos.

O Governo do Estado, conforme Augustinho, consciente da importância da unidade de conservação para o meio ambiente, não tem medido esforços para manter e proteger o ecossistema rondoniense, por isso expandirá o mesmo procedimento para as demais áreas protegidas por lei.

Prisão - Conforme informou o chefe de Controle e Fiscalização da Sedam, Ibaldeci Ferreira dos Santos, na Floresta Estadual de Rendimento Sustentável Rio Madeira B, foram presas três pessoas que estavam desmatando no interior da unidade e conduzidas para a Central de Polícia. Essas pessoas serão responsabilizadas criminalmente pelos danos ambientais causados à área protegida por lei, afirmou.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Samuel
  • UC Rio Madeira (B)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.