Sedam presente no Seminário Internacional de Sustentabilidade

Portal do Governo do Estado de Rondônia - http://www.rondonia.ro.gov.br/ - 19/11/2014
"Pela primeira vez na história de Rondônia a Gestão Ambiental é colocada na pauta principal de Governo, em posição de destaque, assumindo um importante papel de articulação das Políticas de Inclusão social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Gestão e Finanças, estando, essa estratégia, completamente voltada ao Desenvolvimento Sustentável", esse foi o tom inicial da palestra ministrada pelo técnico Robson Damasceno, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no XIII Seminário Internacional de Sustentabilidade. O evento foi realizado na segunda-feira (17), em Porto Velho.

Durante sua palestra, Robson Damasceno destacou os principais desafios da gestão ambiental de Rondônia, os quais foram devidamente classificados em quatro eixos de atuação e lincados ao Planejamento Estratégico Estadual. Ele também falou da realização de 40.600 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), que abriram as portas para a Produção Sustentável com Inclusão Produtiva para as famílias de pequenos e médios produtores rurais.

O fomento à Política Pública da Piscicultura também foi um dos assuntos mais comentados durante a palestra. O técnico citou que através do Projeto Águas Produtivas, realizado em parceria com SEAGRI e Emater, houve aumento de mais de 490% na produção de peixes em quatro anos. Ao retratar a criação da Coordenadoria de Florestas Plantadas, enfatizou que já foram liberados para comercialização 177.926 metros cúbicos de madeira (jul/14), lembrando que essa atividade está diminuindo a pressão sobre a Floresta Nativa; enfatizou que a parceria com órgãos financiadores foi muito fortalecida, nesta gestão, através do implemento e políticas que embasam os estudos técnicos para os financiamentos do BASA e Banco do Brasil. O plantio de mais de 4.000.000 de mudas de espécies nativas e exóticas até o final de 2015, sendo 2.000.000 ainda em 2014 é o maior exemplo desta parceria.

O técnico fez questão de relatar a elaboração da Política Estadual de concessão florestal em Rondônia, uma iniciativa que partiu dos técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação e que desde sua concepção teve total apoio da secretária da Sedam Nanci Rodrigues. Esta ação vai conferir às Florestas Estaduais de Rendimento Sustentável (FERS) um real uso econômico sustentável. Será concedida a outorga de concessão florestal das FERS Rio Madeira B (51.856 ha) e Rio Vermelho C (4.050 ha), e Rio Machado (115.750 ha), que permitirá a exploração de recursos madeireiros e não madeireiros (castanhas, óleos, borracha, fibras, entre outros), necessariamente de baixo impacto, mediante PMFS e beneficiando pequenos e médios produtores rurais que habitam o entorno das FERS.

Um dado apontado pelo técnico foi o de que a Sedam, em seus mais de 20 anos de existência, nunca apresentou um planejamento estratégico para o desenvolvimento da política ambiental tão embasado e eficiente. A maior prova destas conquistas é o apoio através de recursos não reembolsáveis aos principais projetos do Estado pelo Fundo Amazônia do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Damasceno, o Estado de Rondônia apresentou ao país uma alternativa ousada para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. "As metas traçadas pela gestão estadual, em especial pela Sedam, tornaram-se eficazes, pois demonstraram a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para alavancar as ações ambientais, respeitando as especificidades locais e reduzindo as desigualdades regionais".



http://www.rondonia.ro.gov.br/2014/11/30630/
Desenvolvimento Sustentável

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Machado
  • UC Rio Vermelho (C)
  • UC Rio Madeira (B)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.