Segunda águia monitorada no País será solta no Parque Nacional Pau Brasil

ICMBio - 14/05/2008
Na manhã deste quinta-feira (15), será realizada no Parque Nacional Pau Brasil, na Bahia, a soltura de uma Harpia "espécie de águia" equipada com um rádio-transmissor via satélite. O procedimento para a devolução do animal à natureza deve durar aproximadamente uma hora. Este será o primeiro animal silvestre monitorado por satélites brasileiros na Mata Atlântica e o segundo no Brasil - o primeiro (também Harpia) está na Amazônia.

O animal será equipado com dispositivos de monitoramento tais como anilha e microchip com código de identificação específico, que poderá ser lido à distância, além de radiotransmissor. Após a soltura, José Eduardo Mantovani, colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe), permanecerá observando o comportamento da águia nos primeiros dias pelas matas do Parque.

O indivíduo deverá ser monitorado via satélite pelos próximos três anos, gerando informações sobre a sua movimentação na floresta atlântica e nos mosaicos formados pelas matas e plantios de eucalipto, bem como a distância de dispersão desta espécie nesta região.

Esta espécie possui ampla distribuição nas florestas do Brasil, mas é extremamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica. O "Projeto Harpia na Mata Atlântica" é de grande importância, tendo em vista que os resultados servirão como subsídios para futuros programas de manejo e conservação da espécie no bioma da Mata Atlântica.

O "Projeto Harpia na Mata Atlântica" é um dos sub-projetos do "Projeto Gavião-Real", cujo objetivo principal é a conservação da espécie no Brasil, com financiamento da Fundação O Boticário, e coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Iniciado na região Amazônica há dez anos, o monitoramento via satélite é uma das recomendações do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves de Rapina do Ministério do Meio Ambiente.

Na Mata Atlântica, o projeto surgiu após animais da espécies e seus ninhos serem encontrados feridos. Em 2006, foram adquiridos equipamentos de telemetria via-satélite para monitorar o deslocamento e uso da área pela águia. Em 2007 foram realizadas reuniões técnicas que consolidaram o "Projeto Harpia na Mata Atlântica", que visa a conservação da espécie no Extremo Sul da Bahia.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.