Selecionados voluntários para Tijuca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/09/2015
Convocação será por e-mail. Veja a lista dos aprovados


Entre 45 inscritos, nove candidatos foram selecionados para o Programa de Voluntariado de Longa Duração do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O edital foi lançado no dia 2 deste mês e as inscrições se encerraram no dia 13.

A equipe de seleção usou como critério de escolha o histórico educacional e profissional dos candidatos. Os selecionados serão convocados por email para uma primeira reunião no parque, quando será desenvolvido o plano de trabalho e definido o horário.

As vagas são para trabalhar na sede, nas áreas ambientais, Turismo e Direito durante o período mínimo de três meses e máximo de seis meses. Caso haja desistência dos selecionados, novas vagas serão abertas e futuramente divulgadas.

O programa

Há mais de dez anos, o parque, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mantém o Programa de Voluntariado, que promove mutirões mensais para manutenção de trilhas, limpeza, manejo de espécies invasoras, plantio de mudas nativas, dentre outras ações. Já foram realizados mais de cem mutirões. Há ainda atividades durante a semana.

Desde o início do programa, mais de 10.000 horas de atividades voluntárias foram promovidas no parque. A novidade agora é a oportunidade de trabalhar diretamente com a gestão de uma unidade de conservação (UC) por um período mais longo.

O Programa de Voluntariado tem como principais objetivos envolver a sociedade na conservação das áreas protegidas brasileiras e atender às necessidades da gestão do Parque, buscando respostas e esforços que possam contribuir nas diferentes coordenações da unidade.

O programa busca também garantir o desenvolvimento prático de conteúdos curriculares, atendendo às necessidades do cumprimento de horas de atividades complementares, elaboração de trabalhos de conclusão de curso e da simples vivência profissional.

Os voluntários receberão certificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade, constando a área de atuação, a descrição das atividades realizadas e a carga horária final.

Confira a lista dos selecionados:

Gestão Socioambiental

- Roberta Cristina Sampaio de Jesus (RJ)

- Marina Cazilda de Moura Alves (DF)

Turismo

- Joselma da Costa Cordeiro (PI)

- Larissa Dias Marques (PR)

Manejo

- Rodolfo Marques Matias (RJ)

- Priscila Malho dos Santos (RJ)

Direito

- Ana Paula Silva Miguel (SP)

Programa Voluntariado

- Pedro Scharth (RJ)

Paisagismo

- Luciana Lauthert Pereira (RJ)



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7043-selecionados-voluntarios-para-tijuca.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.