SEMA lança plano de manejo do Parque Estadual do Mirador

SEMA/MA - www.sema.ma.gov.br - 29/11/2009
Foi lançado na tarde desta terça-feira (23), no Mirante da Lagoa da Jansen, em São Luís, o Plano de Manejo do Parque Estadual do Mirador. O Plano tem o apoio do Governo do Estado e visa promover uma análise do ecossistema do Parque, que irá contribuir para o zoneamento e melhor gerenciamento ambiental da região sul do Maranhão.

Washington Rio Branco destacou o plano como um dos requisitos imprescindíveis para a sustentação do Parque Industrial, que se aproxima no Maranhão, que terão satélite em torno deste grande empreendimento. O Parque Estadual do Mirador, localizado no sul do estado, abrange uma área de aproximadamente 437 mil hectares e é considerado o segundo maior parque nacional do bioma cerrado.

De acordo com a coordenadora geral do Plano, a superintendente de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Sema, Lívia Karen Souza, o plano terá duração de oito meses a um ano e será executado por meio de fases. "Nesse primeiro momento será feito todo diagnóstico biótico, por seis equipes que ficarão responsáveis por pesquisar cada área da fauna, flora e lista de espécies, de modo a gerar uma minuta para o zoneamento do parque e a definição dos fins em cada área".

O Plano de manejo consiste no levantamento do meio físico, socioeconômico, situação fundiária, potencial ecoturístico e consulta pública. O investimento gira em torno da importância dos R$500 mil. Ao todo, realizam o trabalho 18 biólogos, 11 pesquisadores e 10 coordenadores convidados da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

http://www.sema.ma.gov.br/portal/portaloo?idnot=207
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mirador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.