Sema realiza treinamento de GPS para brigadistas do PrevFogo

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 19/07/2012
Um treinamento operacional do Sistema de Posicionamento Global (GPS na sigla em inglês) foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no município de São Félix do Xingu, sudoeste do Pará, dias 11, 12 e 13 deste mês, destinado a brigadistas do PrevFogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esse sistema nacional de prevenção e combate a incêndios florestais atua em vários municípios e desenvolve programas de monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais através da capacitação de pessoal em técnicas de manejo controlado do fogo, para evitar riscos ambientais, especialmente dentro de áreas protegidas.

Os geógrafos da Sema, Charles Gemaque e Luis Cesar ministraram o treinamento de GPS, para capacitar os integrantes das brigadas nas técnicas de orientação, navegação e processamento de dados por meio do equipamento. Para isso, houve o repasse de noções básicas de aquisição de pontos, criação de trilhas, cálculo de medidas de distância e de área, utilização de bússola e visualização de dados nos softwares específicos.

Cerca de 20 brigadistas do PrevFogo participaram do treinamento, que é a contrapartida da Sema no desenvolvimento do trabalho, pois a maioria das ações de prevenção e monitoramento de incêndios é realizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, criada em 2006 pelo Governo do Pará. Esta Unidade de Conservação de Uso Sustentável possui uma área de 1.679.280,52 hectares e está localizada nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu - onde está a base da brigada. A APA integra o grande corredor de biodiversidade constituído por Unidades de Conservação e Terras Indígenas contíguas, localizadas na bacia do Rio Xingu.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=103913
Amazônia:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Triunfo do Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.