Seminário debate monitoramento na RESEX Cassurubá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 15/12/2011
Gestores do Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, participaram nesta terça (13) e quarta (14) do 1o Seminário da Dragagem do Canal do Tomba. O objetivo foi propor melhorias e adequações na metodologia de monitoramento do Banco Camaroneiro. O canal fica na região de Abrolhos, perto da Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá.

O evento contou com a presença de especialistas de diversas instituições, poder público, Marinha do Brasil, a empresa licenciada, consultores, além dos pescadores que estão diretamente envolvidos com o assunto. Diversas proposições foram levantadas para serem analisadas e incorporadas pelos responsáveis pelo monitoramento.

Após aprovadas pela Comissão de Acompanhamento da Dragagem, a expectativa é que elas sejam encaminhadas à Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama (Dilic/Ibama) para as devidas adequações. Dentre os encaminhamentos do encontro, foi aprovado o indicativo da realização de outros seminários para tratar de diferentes monitoramentos.

Devido às especificidades da região do Banco dos Abrolhos, no litoral da Bahia, onde ocorre a dragagem de acesso ao Canal do Tomba para o transporte de eucalipto pela Empresa Fibria Celulose S.A., foi formada em 2010, uma Comissão de Acompanhamento da Dragagem.

A comissão é presidida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já que o empreendimento ocorre nas imediações da Reserva Extrativista (Resex) Marinha do Cassurubá, e composta por representantes de ONGs socioambientalistas, pescadores e governo, além da empresa responsável pelo empreendimento.

O grupo se reúne frequentemente visando acompanhar o cumprimento de condicionantes, propor melhoria nas metodologias, bem como estabelecer uma interlocução com a comunidade local sobre assuntos relacionados à dragagem.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2431-seminario-debate-monitoramento-na-resex-cassuruba
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.