Seminário discute alternativas para a pecuária no Amapá

Ibama/AP - www.ibama.gov.br - 24/06/2008
Com objetivo de socializar problemas e ganhos da pecuária no Estado do Amapá e propor alternativas tecnológicas para manejo e fomento da atividade, será realizado hoje (19) e amanhã (20) , no auditório do SEBRAE, o seminário "Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Pecuária no Estado do Amapá", em iniciativa conjunta da Superintendência do Ibama no Amapá, das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (SEMA), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Ciência e Tecnologia (SETEC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (FAEAP) e Associação dos Pecuaristas do Amapá (ASPA).

A proposta inicial do evento surgiu em uma reunião do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Lago Piratuba - unidade de conservação de proteção integral vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) -, que há anos registra a invasão de búfalos em sua área, especialmente no limite noroeste, próximo a região do Macarri, onde estão localizadas várias fazendas e retiros de criadores de bubalinos. Como não existem cercas delimitando as áreas de pastagens, os animais transitam livremente, inclusive na área da REBIO Piratuba e, com o passar do tempo, acabam se tornando "arredios". Por conta dos impactos decorrentes da presença desses animais na unidade de conservação, a equipe da REBIO Piratuba vem construindo junto aos pecuaristas um acordo para a retirada dos animais, estabelecendo as ações a serem desenvolvidas, os responsáveis e prazos para execução, em um processo que está sendo mediado pelo Ministério Público Federal.

Durante o seminário, serão compartilhadas informações acerca do atual estado da pecuária no Amapá, com especial enfoque na bubalinocultura, as pesquisas realizadas e em andamento sobre o tema, por meio de apresentações das instituições e organizações que atuam no setor. Também serão formados dois grupos de trabalho para discutir propostas e alternativas relacionadas ao licenciamento ambiental e tecnologias apropriadas para o manejo e fomento da criação de búfalos no Estado do Amapá. Como resultado busca-se a sensibilização dos atores institucionais e sociais sobre a importância econômica e ambiental da pecuária para o Amapá, a proposta de uma ação elaborada pelo poder público (Federal, Estadual e Municipal) e iniciativa privada visando encontrar alternativas para melhoria da produção e produtividade da pecuária no Estado do Amapá e, ainda, a elaboração de uma Carta Compromisso visando implementar as propostas deliberadas no evento, a ser assinada pelo Poder Público e iniciativa privada.

Entre os convidados, estão os Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e do Meio Ambiente (COEMA), Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (IMAP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Defesa Agropecuária (Diagro), Embrapa/AP, Cooperativa de Pecuaristas, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE), Assembléia Legislativa, Bancos da Amazônia (BASA) e do Brasil, entre outras instituições, além dos organizadores do evento.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.