Semmas recebe coruja ferida e a encaminha para Refúgio

D24AM - http://www.d24am.com/ - 25/08/2011
Uma coruja adulta da espécie Buraqueira (que faz ninhos em buracos no chão ou em paredes de barro) foi entregue na manhã desta quinta-feira (25) na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A ave foi encontrada pelo vigilante Osvaldo Braga de Oliveira, 61, que mora no bairro de Petrópolis, Zona Centro-Sul. Ele trabalha numa empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) e contou que estava em horário de expediente, na última terça-feira (23), por volta das 22h, no momento em que ouviu o barulho provocado pela queda do animal. "Sai do setor em que estava para verificar o que era e encontrei o filhote se debatendo e gritando no chão", revelou, acrescentando que inicialmente decidiu levar a coruja para casa a fim de evitar que ela sofresse algum tipo de mau-trato.

O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Refúgio Sauim Castanheiras, unidade de conservação mantida pela Prefeitura de Manaus, que tem como finalidade promover o resgate e tratamento (quando necessário) de animais silvestres encontrados em situação de risco na área urbana de Manaus. No local, foi diagnosticado que a coruja está com a asa direita fraturada.

"Provavelmente, a fratura tenha sido o motivo da queda", explica o gestor do Refúgio, Laérzio Chiezorin, adiantando que o animal terá que ser submetido a uma cirurgia e em seguida passar por um processo de reabilitação por meio de fisioterapia para que possa voltar a voar. O tratamento deve durar em torno de um mês.

O Cetas tem hoje, no total, 164 animais abrigados nos 27 recintos existentes na unidade. Somente este ano, 657 animais silvestres foram atendidos e tratados na unidade. Deste total, 401 foram devolvidos à natureza. O Refúgio Sauim Castanheiras também realiza o envio de animais para zoológicos e criadouros conservacionistas em todo o País, quando não podem retornar ao habitat natural. Desde 2009, 663 animais foram destinados a instituições, o que garante a preservação da espécie.

Desde 2009, mais de 3,2 mil animais já foram atendidos pelo Refúgio. A unidade, que é de proteção integral, fica situada na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no Distrito Industrial II. Devido ao trabalho realizado com animais silvestres de vida livre, o local não é aberto à visitação pública. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, ressaltou que atitudes como a do vigilante Osvaldo Braga de Oliveira, devem ser seguidas como exemplo. "Ele resgatou o animal supostamente ferido, evitou que ele sofresse maiores agressões e encaminhou para o órgão competente", salientou Dutra.

O secretário orienta que as pessoas que encontrarem animais silvestres em situação de risco devem ligar para o serviço de resgate do Sauim Castanheiras (3618-9345) ou para o Batalhão da Polícia Ambiental (pelo 190), que encaminha o animal para a unidade. "Se o animal estiver dentro de casa, nunca tente pegar ou encostar nele, pois pode se sentir ameaçado e provocar problemas", recomenda Chiezorin. O telefone para atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, entretanto o recebimento de animais na unidade é feito em regime de 24 horas.





http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/semmas-recebe-coruja-ferida-e-a-encaminha-para-refugio/33677
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sauim-Castanheira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.