Serra da Mantiqueira desenvolve programa de educação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2013
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, inserida no bioma Mata Atlântica, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vem desenvolvendo um programa contínuo de educação ambiental, denominado Escola na APA, em parceria com a Escola Municipal Professora Adelaide Maria Fleming Bacelar, em Itamonte (MG), localizada no bairro Novo Horizonte próximo à sede da unidade de conservação (UC).

Em agosto de 2012, o programa, que a princípio atendia alunos do 1o e 2o anos do ensino fundamental na faixa etária de 06 a 07 anos, iniciou visitas semanais à sede da APA. Em dezembro do mesmo ano foram finalizadas as primeiras atividades do programa, sendo retomadas em abril de 2013 e estendidas aos alunos do 3o e 4o ano do mesmo nível de ensino, com visitas uma vez por mês. Até o momento foram realizadas 24 dessas visitas à sede da APA, localizada no Horto Florestal de Itamonte, atendendo aproximadamente 65 crianças por mês. Até o final de novembro estão previstas mais 14 visitas.

Dentre os temas abordados estão a APA Serra da Mantiqueira e sua importância para a conservação do meio ambiente; a importância da água e sua adequada utilização; a biodiversidade da Serra da Mantiqueira e os seres vivos ameaçados de extinção e a problemática do lixo - diversos tipos e destinos, como compostagem, reutilização e reciclagem. No desenvolvimento desses temas, os alunos aprendem na prática a fazer o composto orgânico e participam de oficina de materiais reutilizáveis, confeccionando brinquedos com material previamente separado. O desenvolvimento de um ser vivo e a importância de alimentos saudáveis para a qualidade de vida também são temas discutidos, inclusive com a implantação de uma horta, junto com os alunos, que além de plantarem realizam a manutenção dos canteiros e a colheita dos alimentos produzidos.

Além do programa Escola na APA, outras atividades têm sido realizadas - quase todas com apoiadores e parceiros - como palestras para estudantes do ensino médio em datas especiais; comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente; arborização na praça de um bairro de Itamonte; minicurso de culinária com o pinhão; Cinema na Praça; e Gincana Ambiental. Desde o início das atividades de educação ambiental, a APA Serra da Mantiqueira já atendeu aproximadamente, 700 pessoas na UC e seu entorno, com a finalidade de promover a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e estimular a participação na defesa do meio ambiente.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4366-serra-da-mantiqueira-desenvolve-programa-de-educacao-ambiental.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.