Serviço Florestal apresenta concessões na Promadeira, em Mato Grosso

MMA - www.mma.gov.br - 24/08/2010
O município de Sinop, em Mato Grosso, é um dos três maiores pólos madeireiros do país, e para divulgar as concessões florestais entre os empresários da região, o Serviço Florestal Brasileiro participa a partir desta quarta-feira (25/8), da feira Promadeira.

No stand, que funcionará até sábado das 18h às 23h, o público terá informações sobre como concorrer ao edital de concessão para manejo de mais de 500 mil hectares nas florestas nacionais do Amana (PA), do Crepori (PA) e Saracá-Taquera (PA).

As concessões consistem na disponibilização de áreas de floresta para a extração de madeira legal e de forma sustentável pelo setor madeireiro. As empresas são escolhidas por licitação e assinam contratos com duração de até 40 anos.

Madeira - O público da feira poderá ver ainda no stand do Serviço Florestal como funciona o sistema digital gratuito de identificação de madeira desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), vinculado à instituição.

O software reúne dados de 160 espécies comercializadas no país e ajuda a descobrir, por exemplo, se a espécie está ameaçada de extinção, se pode ser comercializada no Brasil e no exterior e onde pode ser encontrada no país. As informações são especialmente úteis para órgãos que trabalham com fiscalização.

Todos os dados das espécies catalogadas no sistema foram obtidos pelos pesquisadores do LPF a partir da coleção de madeiras (xiloteca) do órgão, o que aumenta a confiabilidade das informações do sistema.

Feira - A Promadeira é realizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). A feira tem, entre os expositores, indústrias de máquinas, equipamentos, insumos, madeireiros e moveleiros, com uma movimentação expressiva de contatos e negócios.

Serviço:

Promadeira 2010
Data: 25 a 28 de agosto
Horário: 18h às 23h
Local: estacionamento do Sesi / Senai - Sinop (MT)
Informações: (61) 2028-7293


http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=6102
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Taquera
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.