Serviço Florestal e Coomflona promovem intercâmbio sobre organização e manejo com comunidades da região

Serviço Florestal - http://www.florestal.gov.br - 18/10/2011
De 18 a 21 de outubro, assentados, extrativistas, comunitários, integrantes da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona) e técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participam do Intercâmbio de Experiências de Organização Social em Atividades de Manejo Florestal Comunitário. O encontro ocorrerá no auditório da Unidade Regional Distrito Florestal Sustentável da BR-163 do SFB e no escritório da Coomflona, com prática de campo no km 85 da BR 163, Flona do Tapajós, em Belterra, Pará.

O encontro vai promover a troca de conhecimentos e experiências entre agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais sobre a gestão social do manejo florestal comunitário em áreas de florestas públicas. A programação envolverá atividades que contribuam o entendimento dos mecanismos de gestão de um empreendimento florestal desenvolvido por comunidades.

De acordo com o engenheiro florestal do SFB, César Tenório, o intercambio visa promover um melhor entendimento sobre gestão de empreendimentos florestais pelas comunidades. "A iniciativa vai contribuir para que os comunitários tenham um momento de trocas de experiências e possam melhor correlacionar a execução do manejo no campo com a gestão administrativa e financeira no escritório", disse Tenório.

Na programação de 32 horas de trabalho também serão repassados conceitos e requisitos básicos para que uma organização possa realizar o manejo florestal. As diferenças entre associação e/ou cooperativa, informações necessárias para iniciar de forma estruturada um processo de organização e quais são os documentos e rotinas administrativas e financeiras indispensáveis para atividade também constam na capacitação.
Confirmaram presenças 16 assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, de Anapu, PDS Igarapé do Anta, de Santarém, além de extrativistas das comunidades Arimum e Juçara da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, de Porto de Moz.

A atividade é viabilizada pelo Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação, cuja execução é do Ministério do Meio Ambiente, com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia.

O projeto tem por objetivo contribuir para a diminuição do desmatamento na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém, por meio de ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, à estruturação de cadeias produtivas sustentáveis e ao fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Serviço:
Intercâmbio de Experiências de Organização Social em Atividades de Manejo Florestal Comunitário
Dias 18 a 20 - atividades na UR do DFS da BR-163 do SFB (Rua Rosa Vermelha, 739, Bairro Aeroporto Velho).
Dia 19 (16 às 17:50) - atividade no escritório da Coomflona (Rua Silvério Sirotheau, 1000, Bairro Centro).
Dia 21 - atividade no Km 85 da BR163.




http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/servico-florestal-e-coomflona-promovem-intercambio-sobre-organizacao-e-manejo-com-comunidades-da-regiao
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.