Sete dias de festa marcam o 27 aniversário do Parna de Abrolhos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/05/2010
Entre os dias 5 e 12 de abril, as comunidades dos municípios de Caravelas, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri comemoraram o 27 aniversário do Parque Nacional Marinho (Parnamar) dos Abrolhos. Os gestores do Parna promoveram uma festa socioambiental com as comunidades do entorno da unidade.

Considerada região de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, o Parnamar dos Abrolhos tem vários motivos para comemorar quase três décadas de conservação de uma das raras áreas do mundo em que há grande concentração de corais. Por causa disso, em fevereiro deste ano, o Parnamar recebeu o título de Sítio Ramsar, conferido pela Convenção sobre Zonas Úmidas de importância internacional.

As atividades comemorativas do aniversário contaram com forte presença das comunidades. Os moradores dos cinco municípios do entorno da unidade têm tomado conhecimento, por meio de uma política de educação ambiental e educomunicação, da importância do ecossistema. A gestão conjunta por meio do conselho consultivo é um dos instrumentos usados pelos gestores do parque para promover ações que favoreçam o conhecimento dos moradores sobre a região - principalmente os pescadores e os extrativistas.

Foi com objetivo de intensificar essa ação educativa e educomunicativa que, nos dias 7 e 8 de abril, foram realizadas reuniões de planejamento do parque com a presença dos representantes do conselho consultivo e convidados para discutir, dentre outros assuntos, a própria gestão participativa e a busca conjunta de soluções para os problemas da região.

Valorização da cultura e tradição locais - Digna de um local alegre como o Estado da Bahia, a programação foi diversa e durou uma semana. No dia 6, por exemplo, houve um encontro cultural entre os grupos de capoeira da região do entorno do parque. O grupo produziu uma apresentação de roda de capoeira, com a participação de mestres e convidados, para saudar o aniversário. A atividade foi realizada no heliporto da ilha Santa Barbara, região de jurisdição da Marinha do Brasil.

Nos dias seguintes, oficinas de capoeira angola foram ministradas pelo grupo Zimba, de Salvador, no Centro Cultural Dandara Zumbi. No dia 9, foram realizadas oficinas educativas com estudantes do Colégio Municipal Alda Nunes, do município de Ponta de Areia. Além das oficinas, houve também brincadeiras indígenas, capoeira angola, dança e percussão, tudo para animar as crianças e os jovens que participaram da confraternização.

À noite desse mesmo dia, houve o prosseguimento das comemorações com a abertura de uma roda de capoeira angola na quadra de esporte, também de Ponta de Areia, oportunidade em que os alunos puderam se integrar mutuamente e participar das oficinas. Na Colônia de Pesca Z25 houve reprodução de filmes produzidos pelo Cine Clube Caravelas. Foi apresentado o filme "Não mangue de mim" e lançado o vídeo "Mokussuy", produzido pelo cineclube para a organização não governamental Conservação Internacional, com apoio do Parnamar dos Abrolhos. Esse filme enfatiza a importância das áreas marinhas protegidas do sul da Bahia. As comemorações do dia 9 foram encerradas no embalo da animada banda Sensação do Forró.

O "Sábado no parque" foi outra atividade comemorativa do aniversário do Parnamar em que a equipe gestora da unidade, em conjunto com a comunidade, homenagearam os Povos do Mar. Para esse tributo, houve apresentação do grupo Umbandaum, com o espetáculo "Seres do Mar". As comunidades puderam apreciar a exposição de fotos e assistir ao vídeo "Comunidade em Abrolhos", com a documentação das viagens organizadas pelo Parnamar dos Abrolhos, no decorrer de 2009, e conhecer a riqueza do ecossistema. Houve homenagens aos representantes da comunidade cuja vida e trabalho está diretamente ligados ao mar e à conservação da vida marinha. A noite fechou com o jantar musical, bobó de camarão, licores e sucos naturais de frutas nativas e show de Denílson Borges e Banda, músicos da nativos.

Política e comunicação comunitária - As atividades realizadas em conjunto com a comunidade na semana de comemorações do aniversário do parque nacional têm dado o tom da atuação dos gestores da unidade de conservação. Essa atividades destacam a preocupação da equipe em não somente integrar a comunidade em suas ações em busca de sustentabilidade ambiental da região, mas também em manter viva a chama da diversidade cultural e em promover o desenvolvimento local do seu entorno.

Um exemplo de ações realizadas na comunidade, em 2009, é o Programa Professores no Parque, que levou 50 professores dos municípios do entorno para conhecer o ecossistema de Abrolhos e o manguezal. O objetivo, além de formar os professores, foi o de gerar para os alunos de escolas públicas projetos de transformação socioambiental. Igualmente, a partir do Projeto Comunidade em Abrolhos, mais de 100 moradores puderam conhecer a vida marinha de Abrolhos em viagens gratuitas, especialmente organizadas para a comunidade conhecer a unidade.

Projetos de comunicação popular foram realizados para apoiar a comunidade e para expressar seus valores, pautando notícias sobre a realidade social, econômica e ambiental da cidade de Caravelas, com a publicação trimestral do jornal comunitário O Timoneiro.

Para apoiar as ações de comunicação popular, no ano passado foi firmada uma parceria com o Laboratório de Estudos de Comunicação Comunitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para realização do I Ciclo de Comunicação Comunitária de Caravelas, que formou 150 jovens da comunidade em gestão de mídias comunitárias. O Parque vem apoiando também a realização das festas populares na região, fortalecendo essas manifestações tradicionais, protagonizadas pelos grupos envolvidos nessas tradições.

http://www.icmbio.gov.br/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.