SFB avaliará proposta de concessão da Flona do Crepori (PA)

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/ - 07/03/2014
Em sessão pública, a Comissão Especial de Licitação formada para cuidar do processo de concessão da Floresta Nacional do Crepori realizou a abertura dos envelopes com a proposta técnica da empresa paraense Brasad´Oc Timber Comércio de Madeiras. A empresa concorre a duas unidades de manejo florestal licitadas, uma de 134 mil hectares e outra de 59,8 mil hectares.

Na proposta técnica, são avaliados quatro critérios: implantação e manutenção de sistema de gestão e desempenho de qualidade das operações florestais; investimento em infraestrutura e serviços para comunidade local; adoção de inovações técnicas e tecnologias associadas ao manejo florestal e grau de processamento local do produto florestal.

A pontuação do candidato é tanto mais alta quanto maiores os índices que este se propõe a alcançar em cada um deles. A "nota" máxima é de 500 pontos, dos 1000 que podem ser obtidos pelos candidatos a concessionário florestal. Os outros 500 vêm da proposta de preço, que será aberta em sessão pública a ser agendada.

Ao final da etapa de avaliação das propostas - tanto técnica quanto de preço -, e caso tenha atendido a todos os requisitos legais, a empresa receberá o direito de assinar o contrato de concessão com o SFB, que lhe permitirá realizar o manejo florestal por até 40 anos na área.

Economia florestal

Com a concessão na Floresta Nacional do Crepori, o SFB visa a promover a economia florestal de base sustentável na região de influência da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém), onde está localizada essa unidade de conservação.

A concessão oferece madeira legal e produzida de forma sustentável para o mercado e incentiva as melhores práticas de gestão de negócios, concedendo benefícios às empresas que superam índices de desempenho ou implementam programas de qualidade, fazem o aproveitamento de resíduos florestais ou investem na capacitação dos empregados, por exemplo.

Ao promover renda com a manutenção da floresta em pé - pois apenas quatro árvores são extraídas das cerca de 500 que existem em um hectare -, a concessão favorece a manutenção da cobertura florestal, em uma região da Amazônia que sofre pressão pelo desmatamento.


http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/03/sfb-avaliara-proposta-de-concessao-da-flona-do-crepori-pa
Amazônia:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.