SFB faz palestra sobre manejo florestal na Operação Cidadania Xingu

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br - 05/09/2011
O manejo florestal comunitário e as concessões florestais serão abordados pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em palestra nesta segunda-feira, 5, no município de Pacajá (PA), como parte das ações da Operação Cidadania Xingu.

Nas apresentações, os participantes vão conhecer as ações do Serviço Florestal para promover o uso sustentável da floresta pelas comunidades, como a realização de cursos de capacitação em manejo e de gestão de empreendimentos comunitários e oficinas de diagnóstico organizacional.

Nos municípios de Pacajá, Anapu e Porto de Moz, estão previstas atividades como assessoria organizacional por meio de orientações básicas em gestão social, administrativa e fiscal, sensibilização sobre manejo florestal e intercâmbio de comunidades sobre organização social em atividades de manejo. Essas iniciativas integram o Plano Anual de Manejo Comunitário e Familiar 2011.

"É uma oportunidade para darmos mais informações sobre o SFB e as atividades que estão sendo desenvolvidas na região da transamazônica que apóiam diretamente agricultores familiares e comunidades que utilizam e pretendem utilizar de modo sustentável a floresta, através do manejo florestal comunitário", afirma a técnica da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 do SFB, Luciane Marinho.

Segundo o técnico da Unidade Regional, César Tenório, o objetivo é levar informações e orientações à sociedade civil sobre as formas de gestão de florestas públicas e do processo de concessão florestal, além das ações desenvolvidas pelo governo federal, com foco na promoção do manejo florestal comunitário e familiar, "no sentido de empoderar as comunidades para que elas próprias possam gerir e executar o seu próprio empreendimento florestal".

Concessões

O Serviço Florestal vai mostrar durante a Operação Xingu o que são as concessões florestais e seus objetivos. O município de Altamira abrigará a maior área sob concessão florestal federal no Pará, a ser realizada na Flona de Altamira.

O processo de concessão de 380 mil hectares na Flona teve início com o lançamento do pré-edital de licitação para a extração sustentável de madeira e de produtos não madeireiros. Em 2010, o SFB realizou reuniões com mais de 50 setores do governo e da sociedade civil locais, além de audiências públicas em Altamira, Trairão e no distrito de Moraes Almeida.

Agenda

As palestras sobre manejo comunitário e concessões também serão realizadas em Anapu, no dia 10, e em Porto de Moz, no dia 28. Altamira foi a primeira cidade a receber atividades da Operação, no início de agosto.

A Operação Cidadania Xingu é uma parceria de mais de 30 instituições, das três esferas do governo, com o objetivo de levar políticas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região com o foco na melhoria da qualidade de vida da população rural e urbana dos municípios que serão impactados pela construção da usina de Belo Monte

Os mutirões de ações imediatas da União, estados e municípios - discutidas em reuniões com o governo e a sociedade civil local - começaram em agosto e serão realizados até outubro. Ao todo, serão promovidos 12 mutirões em Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Placas, Senador José Porfírio,.Uruará e Vitória do Xingu.


SERVIÇO
Palestra sobre manejo florestal e gestão de florestas públicas - Pacajá (PA)
Quando: segunda, 5 de setembro
Horário: 17h às 18h
Local: Ginásio esportivo Cristiano Félix de Souza, sala 03

Palestra sobre manejo florestal e gestão de florestas públicas -Anapu (PA)
Quando: sábado, 10 de setembro
Horário: 16h às 17h
Local: Sala 03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental "Francisco de Assis Pereira Silva"

Palestra sobre manejo florestal e gestão de florestas públicas - Porto de Moz (PA)
Quando: quarta-feira, 28 de setembro
Horário: a confirmar
Local: a confirmar




http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/sfb-faz-palestra-sobre-manejo-florestal-na-operacao-cidadania-xingu
Produção Cultural:Exposições e Debates

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.